A cidade de Quito, capital do Equador, foi reconhecida pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) como um dos destinos latino-americanos mais visitados pela indústria de MICE. A ICCA tem como objetivo trocar informações sobre conferências e convenções, convertendo-se em uma das entidades mais importantes para a atração de eventos internacionais. É também o órgão responsável por reunir todos os congressos e convenções que buscam locais em diferentes destinos.
Em 2014, Quito conquistou o 12º lugar por ter realizado 19 eventos internacionais. Já em 2015, de acordo com a mesma tabela, a cidade subiu para o 10º lugar, com 30 eventos internacionais de grande importância, como: o Encontro Latino-americano de Profissionais Formados na Rússia, Europa Oriental, Ásia Central e Cuba; Jornada Pan-americana de Tecnologia Médica; Congresso Ibero-americano de Segurança na Informática (CIBSI); Convenção de Cirurgiões Vasculares de Língua Espanhola; Conferência das Américas sobre Educação Internacional (CAIE); Fórum de Análise Comparativa da Política Internacional (ICPA Fórum), entre outros.
A ICCA, com sede na Holanda, considerada os seguintes parâmetros para criação do ranking:
· Evento com duração mínima de 3 dias.
· Realização do evento em outros destinos.
· Quórum mínimo de 50 participantes internacionais.
· Evento realizado por associações profissionais.
Para os próximos anos, o objetivo é subir na escala e chegar ao primeiro lugar, algo que só será alcançado por meio do trabalho conjunto de todos os setores interessados e de alianças estratégicas entre o setor público e privado.