Dirk Glaesser é diretor do Programa de Desenvolvimento Sustentável da OMT. Um de seus mais importantes pronunciamentos com intensa repercussão nos meios dos negócios turísticos, teve a afirmativa de que a indústria de eventos e reuniões com seus habilitados profissionais, deve sublinhar a importância da sustentabilidade.
Ele foi o principal palestrante da 4ª. conferência de eventos e reuniões verdes, Greeneetings + Events (gme),realizada em Waiblingen, com 250 participantes internacionais. O tema principal era a responsabilidade social das empresas, diretamente envolvidas neste segmento, como centros e hotéis de congressos, prestadores de serviços, operadoras e agências de eventos
O especialista enfatizou em seu discurso que a indústria de reuniões deveria atuar como “agente da mudança”. De imediato ele recebeu adesão de Barbara Hendricks, ministra federal do meio ambiente da Alemanha. Ela aduziu que ‘isto significa, acima de tudo, implementar o princípio orientador para o desenvolvimento sustentável e metas de sustentabilidade em reuniões, eventos e conferências que reconhecem – antes de muitos outros setores – que a sustentabilidade não é um tema mas uma característica inerente “.
Foi o professor Andreas Löschel,titular de Economia de Energia e Recursos na Universidade de Münster, quem destacou como a sustentabilidade é uma consideração crucial para a indústria de eventos e reuniões. Ressaltou motivos determinantes para a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas ter designado 2017 como o Ano Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável
Houve assim uma concordância geral que a sustentabilidade é uma característica central da indústria de conferências, congressos e seminários, e ao mesmo tempo pode atuar como estímulo para outros setores do turismo.
A primeira conferência com este conteúdo foi em 2010 e próxima neste sentido será em 2019. Ela tem por objetivo focar aspectos de sustentabilidade na gestão de eventos e estabelecer uma ação sustentável por todos os participantes no setor de eventos da Alemanha, considerado o pais numero um em Sustentabilidade .