A companhia de bandeira australiana, uma das mais premiadas em serviços e qualidade no transporte aéreo internacional, objetiva o vôo sem escalas mais longo do mundo, com data prevista para 2022 e para tal, lança um desafio à Airbus e Boeing.
O serviço direto do leste da Austrália para a Europa e a costa leste dos Estados Unidos está previsto para os próximos cinco anos.
A conexão Sydney e Londres será em 'apenas' 20 horas e 20 minutos, e os passageiros de Nova York para Sydney terão um voo de 18 horas.
Alan Joyce, CEO da Qantas, ao anunciar os lucros do ano fiscal da companhia nesta sexta, fez também um desafio para os dois principais construtores do setor. ” Tenho o prazer de anunciar que a Qantas desafiará a Boeing e a Airbus a entregar uma aeronave capaz de serviços diretos regulares como Sydney-London, Brisbane-Paris e Melbourne-New York cde modo completo em 2022″.
Joyce escreveu aos CEOs das duas empresas disse que o consórcio europeu e o fábricante americano estão trabalhando em modelos de aeronaves capazes de completar estas distâncias históricas. “Ambos estão desenvolvendo aeronaves que quase podem fazer o trabalho – com o Boeing 777X e o Airbus A350. Acreditamos que os avanços nos próximos anos completarão esta lacuna e a Qantas tem a experiência operacional para a realização dos voos.”, completou.
“Esta é uma última fronteira na aviação global”, afirmou Joyce, anunciando o “Projeto Nascer do Sol”, homenagem aos voos da companhia aérea através do Oceano Índico durante a Segunda Guerra Mundial quando era possível ver o Sol nascer duas vezes'.
Como realidade, este empreendimento não só poderá produzir os vôos diretos mais longos da história, mas abrir novas possibilidades para futuras rotas ininterruptas, eliminando escalas, mesmo com a distância.
As rotas de longo curso podem ser especialmente benéficas para os viajantes de negócios. “Remover a necessidade de escala a meio caminho significa que sua jornada é ininterrupta. Menos chance de atrasos no chão, mais tempo assistindo filmes e dormindo. E uma viagem mais rápida de ponta a ponta”.
Enquanto olha esta projeção futura, a Qantas está preparada para começar a oferecer serviço direto desde Perth a Londres no próximo ano, com 17 horas de duração. Será um dos vôos mais longos regularmente agendados.
A Qantas é uma das empresas associadas à oneworld e tem sua sede em Mascot, na Australia. Além do anuncio-desafio para o(s) voo(s) mais longos, também projeta um voo direto para o Rio de Janeiro dentro de sua expansão próxima.
Atualmente opera na América do Sul com voos para Santiago do Chile com o Boeing 747-400, e chegou a operar para Buenos Aires, mas a rota foi cancelada. O lançamento de novas rotas é o Project Sunrise.
UP GRAD NO A380
A Qantas anunciou também que deverá realizar uma grande atualização de seus doze aviões A380 para melhorar o conforto dos passageiros em vôos de longo curso e aproveitar o crescente mercado de viagens premium.
As mudanças estruturais são focadas no deck superior, com a remoção de 30 cadeiras s e uma estação de trabalho da tripulação será realinhada para utilizar o espaço de forma mais eficiente.
Outros assentos adicionais da Business Class e do 25 Premium Economy serão aumentados, no caso dos premium em 27%.
Outros elementos de remodelação incluem:> Instalação do novo assento Premium Economy em uma configuração 2-3-2. Este assento é quase 10% maior que o modelo atual e estreará no 787 Dreamliner no final deste ano.
Reconfiguração da parte frontal do deck superior do A380 para redesenhar o salão de passageiros com mais espaço para clientes da Primeira Classe e da Classe Business; a colocação de telas de entretenimento maior e de maior resolução.
Todas as 12 aeronaves serão atualizadas até o final de 2020 e o trabalho no primeiro A380 deverá começar no segundo trimestre de 2019.
Alan Joyce, CEO do Grupo Qantas, disse que “os clientes adoram o A380 e estas melhorias vão aprimorar o seu status como uma das melhores maneiras de voar “, afirmou o CEO e presidente executivo Alan Joyce, na sessão onde anunciou o segundo maior lucro liquido da companhia: US$ 1,18 bilhão e uma economia de custos anual de US$ 400 milhões
Joyce disse que a companhia aérea estava entregando um valor significativo para os acionistas e em uma posição forte que permitiu anúncios significativos sobre novas aeronaves e remodelações nos emblemáticos Airbus A380s.
“Estamos investindo em salas de estar, Wi-Fi e upgrades de cabine, novas aeronaves para desenvolver nossa rede e diversificação em novas empresas, como seguros e serviços financeiros”.