A idéia é defendida pela prefeita Virginia Raagi e por vários políticos da capital italiana, além de boa parte da população. Tudo porque o comportamento dos turistas chega a ser abominável, e tem se intensificado de uns tempos para cá.
O excesso de publico – turistas e visitantes – esta sendo uma constante neste periodo em Roma e algumas das principais cidades italianas que tem maior potencial turistico. Um publico que excede regras de boa convivência.
Semana passada foi um turista que se despiu inteiramente e saltou nu para dentro da fonte. Antes, tinham sido duas outras turistas com atitude quase semelhante. Isto, só para citar dois exemplos recentes que escandilizaram aqueles que defendem a proibição de tanta facilidade para o acesso
A idéia que está sendo defendida é para a montagem de um corredor que não permitiria a parada dos turistas, tão somente a passagem sem que houvesse um tempo maior para possíveis atitudes. Até mesmo a tradicional, caracterista e famosa jogada da moeda para pedidos de sorte e dinheiro seria reduzida em seu tempo.