A EURO 2016 completou sua primeira rodada geral e, como todo torneio que se preza, a zebra também circulou pelos campos franceses. A Hungria passou fácil pela Austria (2×0), mas no grupo onde se esperava uma confirmação de Portugal com o astro Cristiano Ronaldo, apenas o empate de 1×1.
Na Torre do Paço, ponto central de Lisboa, cinco mil torcedores festejaram o ambiente da estréia portuguesa, todos esperando mais, bem mais. O empate diante de uma seleção estreante e considerada como a de menores possibilidades entre as 24 participantes frustrou os torcedores lusitanos.
Ainda mais a atuação do ídolo principal, pois o jogador que superou a marca recordista na seleção, em campo pouco fez, como aconteceu várias vezes. É um no Real, decisivo e com grande impacto, outro na Seleção.
Cristiano Ronaldo também teve críticas abertas ds islandeses depois das declarações feitas, quando criticou a forma de jogar da equipa, esquema que intitulou de ‘antijogo do adversário. Na minha opinião são uma equipa de mentalidade pequena. Por isso não conseguirão nada nesta competição”. E ainda recusou os cumprimentos no final da partida.
Para o técnico islandês, o sueco Lars Lagerbäck, uma posição cáustica: Quem é favorito e não consegue confirmar, muitas vezes colocam a culpa nos adversários. Deveriam ter jogado melhor e não o fizeram.’ Sobre Ronaldo limitou-se a dizer que Portugal tem um dos melhores jogadores do cenário mundial, mas também é um ator muito talentoso’.
Com o resultado zebrado entre Portugal 1 x 1 Islandia completou-se a primeira rodada geral da EURO 2016 que fecha esta primeira parte com bons jogos, excelentes goleiros, belos gols, festejos da torcida – salvo pelos incidentes entre grupos que já estão recebendo puniões – e a expectativa para a segunda rodada começando com Russia e
PUNIÇÃO PARA OS RUSSOS
Além dos 49 torcedores deportados, a federação de futebol da Russia foi a grande perdedora da primeira fase, seguida de perto pela Inglaterra. Os incidentes do ultimo sábado em Marselha geraram uma rápida resposta da UEFA que puniu a entidade em 150 mil euros na decisão do seu comitê de Constituição e Ética, examinando questões relacionadas ao confronto do dia 11.
Os distúrbios causados, o lançamento de fogos (sinalizadores) no estádio e as manifestações de rua com provocações – na região do antigo porto e arredores do estádio – valeram as principais punições no combate à violência.
Os efeitos pareceram se refletir diretamente em campo. A Russia decepcionOU em sua segunda apresentação e perdeu para a Eslováquia (1-2), reduzindo as possibilidades de classificação. Tem apenas um ponto no grupo e vai ter parada complicada no próximo e ultimo jogo da fase, enfrentando a entusiasmada seleção do Pais de Gales.
Hoje está acontecendo a rodada tripla com Romênia x Suiça que empataram em Paris (1×1) e a França, com toda a força da sua torcida, jogando em Marselha diante da Albânia.