Logo na cerimônia de posse de Vinicius Lummertz como presidente da Embratur, Alain Baldacci agendou um encontro em nome do Sindepat que foi realizado nesta terça justamente para o novo posicionamento de divulgação dos parques temáticos brasileiros junto ao mercado internacional.
O Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) elaborou um plano com estratégias para potencializar uma maior visitação aos parques e, consequentemente, aos destinos brasileiros. Entre eles, o lançamento, no mês de setembro, “Parques Temáticos do Brasil”, site que terá o objetivo de promover os parques de atrações temáticos brasileiros, na estrutura do novo Visitbrasil.com.
Alain Baldacci, um entusiasta do setor, explica que, quando se gasta U$ 1 para investimento em um parque, pelo menos quatro turistas são alcançados. “Somos um setor importante para a economia do País e, juntamente com a Embratur, queremos potencializar a vinda do turista internacional. Para isso, uma das nossas metas é investir no abastecimento do conteúdo desta plataforma”.
Lummertz concorda inteiramente. “O Brasil tem potencial para impulsionar o segmento a se transformar em um meganegócio e nós queremos que essa parceria seja a base de uma estratégia comercial juntos aos comitês brasileiros lá fora. Os comitês são integrados por operadores, agências de viagens, empresas hoteleiras, companhias aéreas e serviços, em 11 mercados do continente americano.
A nova ferramenta de promoção, que contará com o Sindepat para abastecer o seu conteúdo, permitirá ao turista conhecer em um único espaço todos os parques brasileiros, com informações detalhadas sobre estrutura de cada um, localização, calendários operacionais, e eventos. A ferramenta também possibilitará a realização de promoções na alta temporada.
O conteúdo “Parques Temáticos do Brasil” estará disponível em português, inglês e espanhol, podendo ser compartilhado de forma segmentada para atendimento do público-alvo de cada parque e suas respectivas ofertas.
Atualmente, três parques temáticos do Brasil estão entre os dez mais qualificados do mundo. O Beach Park (foto acima), no Ceará, 2º lugar na categoria Parques Aquáticos, e o Hot Park, em Goiás, com a 8ª colocação. Já o Beto Carrero World, de Santa Catarina, alcançou o 9º lugar na categoria Parque de Diversões.
Além dos tres mencionados, o Sindepat reune entre os associados o Ma-noa, de Mixaranguape, no Ceará; o Terra Virgem Florysbal, parque encantado, em Canela (RS); o Hapi Hori em Vinhedo, o Parque da Monica e o Kidzana (capital, SP), o Magic City (Suzano, SP), o Marabilandia, em Olinda (PE), o Lagoa Termas, em Caldas Novas (GO), o Wetn'Wild, em Itupeva (SP), e o Snowland, em Gramado (RS).
Entre as atrações turistas estão a Itaipu Turismo e o Parque Cataratas (foto), em Foz do Iguaçu (PR), o Bondinho Pão de Açucar e o Trem do Corcovano, ambos no Rio de Janeiro (RJ), o Alpen Park, em Canela (RS), o Parque Unipraias em Balneário Camboriu (SC) e o Aquário de São Paulo, na capital paulista.