A Ryanair, principal low cost da Europa, anunciou que vai cortar 40 a 50 voos por dia durante seis semanas, até ao final de outubro, para "melhorar a sua pontualidade". A companhia alega que a sua taxa caiu abaixo de 80% em setembro, o motivo justificado para cancelar cerca de 2 mil voos
" O atraso na capacidade de controle de trânsito aéreo (ATC), greves em aeroportos, perturbações climáticas e o impacto de alocações de férias para pilotos e tripulação de cabine" são culpados pelos atrasos”, é o que diz o comunicado da empresa irlandesa.
A transição para garantir que todos os funcionários recebam quantidade suficiente de férias é o motivo mais evidente. A declaração da Ryanair diz que a companhia operou no horário recorde e nos e nos níveis de tráfego durante o pico de dois meses de verão, julho (12,6 milhões de passageiros) e agosto (12,7 milhões),".
A pontualidade tem sido um problema pois as chegadas no horário diminuíram abaixo de 80% nas últimas duas semanas. Antes disso, o desempenho era de cerca de 90%. Para combater a estafa de suas tripulações, companhia decidiu antecipar a medida antes da temporada de inverno.