O Brasil deixa no seu calendário para junho, mas em grande parte do mundo as comemorações do Dia dos Namorados é hoje, 14 de fevereiro. No Paquistão, a data foi proibida.
No país muçulmano, o Dia dos Namorados é visto por alguns como amoral e uma apropriação da cultura ocidental.
O Supremo Tribunal Islamabad emitiu uma ordem nesta segunda-feira ‘com efeito imediato’, onde proíbe a celebração do Dia dos Namorados em todo o país.
Estão vetados a exibição de anúncios em mídia eletrônica e impressa com referência à data, além da proibição na venda de mercadorias associadas ao dia. A medida afirma ainda que o dia não pode ser celebrado em “qualquer espaço público ou edifício do governo”.
A ordem do tribunal veio após uma petição apresentada por um cidadão chamado Abdul Waheed – que alegou que as promoções em andamento do Dia dos Namorados eram “contra os ensinamentos do Islã e deveriam ser banidas imediatamente”.
Grupos religiosos como o Partido Islâmico Jamat e Islami muitas vezes protestaram contra a marca do Dia dos Namorados no país e realizam anualmente comícios contra a celebração do 14 de fevereiro.
Em 2016, o governo na cidade de Peshawar na província do norte do país de Khyber Pakhtunkhua também proibiu celebrações da data.
O presidente do país, Mamnoon Hussain, fez uma declaração em fevereiro de 2016, pedindo que o Paquistão não celebre o dia desde pois este não fazia parte da tradição muçulmana, mas do Ocidente”.