Os cayos poderão ser a área mais atingida pela passagem do Irma neste sábado quando o furacão, novamente com a classificação 5, e desde a noite passada pelo norte de Camaguey e Ávila, na região central cubana, com ventos de até 260 km. horários. O fenômeno chegou à ilha ontem à noite, por volta de 21 horas. Mesmo antes de chegar em Cuba, o Irma provou ser catastrófic, deixando um rastro de 24 vitimas fatais esta semana, deixando várias ilhas caribenhas com grandes prejuizos.
As redes hoteleiras Meliá (10) e Iberostar (4), as que contam com maior numero de hotéis na zona de Cayo Coco, Cayo Guilherme e Cayo Santa Maria estão com toda prevenção e expectativa. Todos estes pontos foram evacuados nos dois últimos dias.
Nas províncias de Holguin, Santiago de Cuba e Grama, além de Villa Clara e Cienfuegos, a passagem do Irma foi com ventos e chuvas fortes e intensas.
A tempestade deverá antecipar sua passagem até a Flórida e trazer condições de furaçao já neste sábado à noite, no centro e no sul e centro do estado, segundo o Centro Nacional de Furacões.
O olho de Irma deverá atacar parte do Florida Keys no início da manhã de domingo, antes de alcançar a costa sudoeste em direção a Tampa Bay, no domingo à tarde.
Mais de 5,6 milhões de pessoas foram convocadas para uma evacuação geral na Flórida diante da passagem do mais violento furacão dos ultimos tempos.
Em Miami imagens de fortes ventos já antecipam chegada do Irma
Enquanto isso, o terceiro da série, o Kate, começou sua movimentação no golfo do México como tempestade 3 e está alcançando o estado de Vera Cruz. É outro que poderá trazer problemas posteriores.