Em campo, jogos bem disputados e belos embora poucos gols. Nos estádios, muita animação e festa das torcidas. No movimento de visitantes, um numero até superior ao que era esperado na previsão turística – tanto que em Paris os preços da hotelaria dispararam, subiram mais de 400%.
E a média de público nos estádios tem superado os 50 mil torcedores por partida. Com a Euro 2016, a França deve movimentar um publico de cinco milhões de torcedores em circulação pelo pais e várias cidades sedes, apesar do problema dos transportes, com a greve no setor de trens e dos pilotos da Air France em voos domésticos.
No envolvimento geral da competição, sob o grande manto de preocupação quanto à segurança, o complicador até agora está mesmo com a bagunça de torcidas, fato marcante em torno de jogos da primeira rodada..
As arruaças e perturbações da ordem começaram maiores entre ingleses e russos, seguiram com rufiões franceses, prosseguiram com alemães e ucranianos e até o final desta primeira etapa deixa um saldo perturbador. O Comitê Executivo da UEFA promete mão pesada, especialmente com o que houve em Marselha, dentro e fora do estádio Vélodrome a exigir novas medidas de segurança
Dez torcedores foram presos, seis deles ingleses e já julgados. Dois pegaram de 2 a 3 meses de prisão antes de serem deportados Foram condenados por atitudes extremas de perturbação da ordem que ocasionaram um torcedor ferido gravamente, além de mais de 40 detidos.
A associação europeia admite até mesmo a possibilidade de desqualificação para as seleções da Inglaterra e Russia caso os casos de violência entre os seus adeptos venham a se repetir, isto além de sanções adicionais.
Outro registro negativo foi a morte de um torcedor irlandes em circunstâncias ainda não esclarecidas depois do jogo de ontem em Nice, quando a equipe da Irlanda foi derrotada pela Polonia (0x1). O torcedor vitimado teve uma queda fatal.