As chegadas de turistas internacionais em todo o mundo cresceram 6% no mapa do 1o trimestre de 2017, de acordo com o relatório oficial da Organização Mundial do Turismo. Os resultados positivos são mostrados pela OMT acrescidos com a confiança empresarial que o setor alcançou, o mais alto nível em dez anos.
No período de janeiro-abril, os destinos do mundo inteiro receberam 369 milhões de turistas internacionais. Um movimento que representou 21 milhões a mais comparando-se com os quatro meses iniciais de 2016. É um terço do registro anual feito pelo O Barômetro OMT e cobre as estimativas do inverno no Hemisfério Norte e a temporada de Verão no hemisfério Sul, além do Ano Novo chinês e os feriados da Semana Santa, entre outros eventos.
Os números foram protagonizados por várias regiões, com destaque principal para estes quatro > Oriente Medio (+10%), África (+8%) e Europa (+6%) e Asia e Pacífico (6%). O crescimento nas Américas foi de 4%.
Entre os aspectos regionais, os resultados melhoraram em especial na Europa Setentrional e Meridional Mediterrânea (mais 9% cada), na Ocidental (4%). Na Ásia, foi a região Meridional (+14%), quem esteve à frente, seguida da Oceania (+7%),
Tanto a América do Sul como a Central mostraram bons resultados, (ambas com 7%), enquanto a América do Norte teve 3% e o Caribe somente 2%.
Houve uma forte recuperação no Norte da África (+18%).
Os especialistas técnicos da OMT avaliam que estes foram os melhores primeiros quatro meses dos ultimos 12 anos. Demonstram assim uma grande confiança no período atual (maio-agosto), onde existem excelentes expectativas da Europa, com sua temporada de Verão.
A Itália, por exemplo, já está batendo o recorde de turistas em suas praias.