Uma região repleta de belezas naturais e atrativos turísticos, privilegiada em sua localização e oferta de sol e praias, a Costa Verde & Mar tem se consagrado como um importante destino brasileiro. A Pesquisa de Demanda Turística aplicada na temporada de Verão de 2017, mostra que praticamente 100% dos visitantes informaram que recomendariam e retornariam ao destino.
Entre 1º de janeiro e 30 de abril foram aplicadas 1874 entrevistas presenciais nas cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes e Porto Belo. O erro amostral é de cinco pontos percentuais e o nível de confiança é de 95% e as entrevistas foram realizadas com pessoas que haviam pernoitado nas cidades entrevistadas.
Bombinhas tem alguma das praias mais famosas da Costa Verde e Mar
A procedência dos turistas que visitaram os municípios da região aponta para: 48,2%, de outros estados do Brasil, de 18 Unidades da Federação, seguido dos próprios turistas catarinenses que somaram 38,4% e dos estrangeiros, em especial da região do Mercosul (13,4%).
Destes 90,2% eram argentinos, 5,5% paraguaios e 2,2% uruguaios, os outros 2,1% foram da Áustria, Chile, Estados Unidos e Portugal. Quase 80% tiveram a viagem motivada por férias ou lazer. “Um ponto interessante no perfil é o aumento progressivo das pessoas que chegam à região via aérea”, comenta a Presidente do Colegiado de Secretários de Turismo, Susan Corrêa.
Com relação ao tipo de hospedagem, constatou-se que 30,8% dos entrevistados ficaram na casa de parentes e amigos, 25,5% optaram pelo aluguel de casas e aptos, 19,8% estavam na sua segunda residência enquanto 21,3% escolheram a hospedagem em pousadas e hotéis. O gasto médio diário dos turistas foi de R$ 266,25 e os entrevistados informaram que permaneceram na região por mais de nove noites (41,4%).
O perfil do turista diz que: 44% possui idade entre 31 e 50 anos, 62,2% são casados e 55,8% possuem grau de escolaridade de nível superior ou cursando. A renda familiar mensal informada por 35,1% é de 4 a 10 salários mínimos. Já com relação a ocupação, 31,5% informou ser assalariado, 17,6% empresário e 12,5% como funcionário público. A maioria (92%), ainda disse que estava visitando a Costa Verde & Mar com a família, companheiros ou amigos.
Uma das atividades preferidas dos turistas e visitantes foi o cicloturismo, a região é bem propícia para o esporte da moda
AVALIAÇÃO
Outra importante ferramenta de planejamento fornecida pela pesquisa foi a avaliação feita pelos entrevistados. Os resultados evidenciaram que a região atingiu a nota geral de 4,5 em uma escala que varia de 0 a 5. No quesito instalações e serviços as melhores notas apontadas foram para hospitalidade (4,46), atrativos naturais (4,46), hospedagem (4,41) e atrativos culturais (4,15).
Em contrapartida, itens que precisam ser melhorados: são os acessos (3,59), trânsito (3,25) e transporte público (3,02). “Conhecer a realidade do turismo sob o ponto de vista da experiência do turista na região é essencial para que possamos planejar as próximas temporadas”, acrescenta Susan Correa.
Dos estados brasileiros vizinhos (região Sul e Sudeste), o numero de visitantes foi representado pelos 21,1% do Paraná, 16,5 do Rio Grande do Sul e 10,3% e São Paulo. De outras partes do Brasil, 7%. Os próprios catarienenses lideram com 43,5%.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)