Com palestra do ex-ministro Maílson da Nóbrega que propôs soluções para o setor diante da atual situação econômica, completou-se o 58º CONOTEL – Congresso Nacional da Hotelaria – , realizado em São Paulo pela ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). Entre os temas de interesse, os entraves no desempenho da hotelaria
Entre eles, o sistema de hospedagem no formato de Economia Colaborativa, explorado por algumas empresas que ainda não estão devidamente regulamentadas no cenário turístico nacional. “Não queremos coibir e nem temos intenção de fazer oposição a esse modelo de negócios”, comentou Dilson Jatahy Fonseca Jr, presidente da ABIH Nacional. “Saímos do Congresso com a certeza de que a regularização desse segmento é emergencial para a sobrevivência saudável da hotelaria”, enfatizou.
Dilson destacou que entre os pontos mais importantes na proposta da entidade onde estão a equiparação dos impostos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, além dos itens de segurança para os hóspedes e quanto a preservação da imagem do turismo brasileiro, já que os hotéis combatem de forma intensa o chamado “turismo sexual” e nesse sistema de hospedagem não há nenhum controle sobre tal.
No balanço do CONOTEL também foi estabelecido o consenso de que após a realização das Olimpíadas, haverá um legado positivo que contribuirá com o turismo e consequentemente a hotelaria, somado aos esforços das entidades de turismo e do próprio ministério mais a Embratur. “Permanecemos com a expectativa do Brasil retomar o crescimento inclusive em relação ao mercado internacional. Após os Jogos, esperamos que o segundo semestre tenha crescimento significativo, já que existe uma demanda reprimida muito grande. Também acredito que vá aumentar o turismo doméstico que é mais barato”, comentou Jatahy Fonseca.
A entidade também anunciou as novidades para o CONOTEL 2017 que será realizado entre os dia 09 e 11 de maio no Espaço Pro Magno, em São Paulo. O Congresso pretende levar adiante a experiência feita neste ano com Mato Grosso e abrir espaço para a participação de Destinos Turísticos, agentes e operadoras do setor.
Foi anunciada a 1ª.Convenção Anual da ABIH Nacional que deverá complementar o CONOTEL, e deverá ser nos dias 9 e 10 de Novembro, em Brasília. O evento será aberto no dia 09, – Dia do Hoteleiro – com uma sessão especial na Câmara Dos Deputados em comemoração aos 80 anos da ABIH Nacional. “Somos a mais antiga associação voltada para o turismo do Brasil. Esta será, sem dúvida, uma oportunidade de mostrar nossa representatividade e contribuições dadas à hotelaria e ao turismo brasileiro. Por isso, vamos marcar a data com o lançamento da Convenção Anual que depois será itinerante, ou seja, a cada ano será realizada em um estado diferente”, concluiu o presidente da ABIH Nacional.
hoteleiros comemoram a realização do evento que teve cerca de 700 participantes do setor, além de 15 presidentes de entidades (foto/Divulgação)
www.abih.com.br