(*) atualizado às 20h30
SÃO PAULO – Foram 15 finalistas, selecionados entre os 54 inscritos nesta quinta edição do Premio Braztoa de Sustentabilidade, com as atitudes que transformam o turismo. Em cinco categorias, o programa transmite inovações e renovações dentro do movimento dos associados, operadores responsáveis por mais de 90% do mercado turístico brasileiro.
Em ambiente festivo no hotel Tivoli Mofarrej, a cerimônia de premiação consagrou o trabalho em sequência que vem sendo desenvolvido com excelência dentro do sentido e conteúdo da Sustentabilidade que é econômica, social e determinante no complexo do mundo global.
Os jurados (dez) estiveram reunidos na véspera do evento definindo e debatendo as apreciações gerais dos trabalhos apresentados. Os prêmios mostraram este direcionamento.
O primeiro foi na categoria de Projetos Inovadores onde a Universidade do Estado do Rio de Janeiro ganhou superando com o seu Turismo Pedagógico, as duas concorrências da USP, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades. A universidade carioca venceu com o projeto destacando a importância da educação ambiental entre os alunos da cidade de Teresópolis.
Na categoria Parceiros do Turismo, a Sociedade Cultura Artistica de Jaraguá do Sul (SC). foi a ganhadora, com o projeto de energia elétrica através de paineis fotovoltaicos e captação de água da chuva.
Entre os Meios de Hospedagem, a terceira premiação da noite, deu Cambará Eco Resort, com sete anos de atividades, apresentou o projeto de Sustentabilidade como gestão da empresa e foi o escolhido pelo corpo de jurados.
As Agências de Viagem tiveram uma concorrência das mais equilibradas e a premiação coube à Flanar Turismo. com o projeto pedagógico técnico e cultural, adaptado oara deficientes visuais em lavouras de café, no interior de Minas Gerais.
Duas menções honrosas foram entregues em caráter especial e elas foram para o La Torre Resort All Inclusive e o Sebrae-CE que estiveram entre os concorrentes finalistas.
Na mais aguarda das categorias, a das próprias associadas Braztoa, deu novamente a BWT Operadora, de Curitiba (PR) que venceu o ano passado e conseguiu o bi.
Já o premio TOP de Sustentabilidade Braztoa teve sua escolha no Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul, regiao da Serra Gaucha, empreendimento que se estabeleceu a seis anos já com fundamentos na área sustentável. O estabelecimento conta com 37 apartamentos e uma gestão de empresa direcionada. O premio principal é uma programação do Senac, bolsa de estudos do centro universitário para pós-graduação, além de um video produzido pelo Ministério do Turismo..