Transportando 2.713 passageiros, o Disney Wonder tornou-se neste final de semana o primeiro navio de cruzeiro a atravessar as novas fechaduras do Canal do Panamá
As fechaduras originais no canal podiam receber navios somente até 950 pés. As novas fechaduras, concluídas no ano passado, são construídas em paralelo às originais e podem receber navios de até 1.201 pés de comprimento.
Para que o navio de 2.713 passageiros voltasse para o Alasca vindo do Caribe, precisava utilizar as novas e maiores instalações.
A travessia do canal pelo Disney Wonder faz parte da viagem de 14 noites entre Port Canaveral e San Diego, onde o navio reiniciará cruzeiros para Baja, no México, antes de uma temporada de verão de Vancouver para o Alasca.
Outras linhas de cruzeiros que aguardam pelo próximo trânsito do novo canal são Carnival Cruise Line, Princess Cruises e Norwegian Cruise Line. A Carnival agora está preparando seu terminal em Long Beach, Califórnia, com o aumento da capacidade de passageiros. Uma vez pronto, o Carnival Splendor substituirá o Carnival Miracle em passeios de uma semana para a Riviera mexicana.
Também em 2018, o norueguês Norwegian Cruise Line Bliss fará sua estréia no Alasca depois de passar pela primeira vez através do novo canal. Com 168.800 toneladas e transportando 4.250 convidados, será a maior embarcação de passageiros transitando pelo novo canal.