Any Brocker Boeira, diretora do Grupo BRK (Fotos: Divulgação)
Em entrevista exclusiva à TRAVEL3, Any Brocker Boeira, diretora do Grupo BRK, explica por que o ônibus turístico hop on-hop off deu tão certo e se tornou uma verdadeira necessidade para o turista que faz o circuito Gramado-Canela.
TRAVEL3: O BusTour não apenas completou a relação de produtos, como agregou valor ao já completíssimo patrimônio de atrações da Serra Gaúcha. Ao criar o BusTour, você já tinha noção da importância que esse produto representaria para o turismo local?
Any Brocker: Sim. Tudo começou em 2003, quando participei de uma missão à Barcelona, com o objetivo de estudar o turismo da cidade. Naquela época, vislumbrei que a Serra Gaúcha precisava desse equipamento, de uma operação com esse tipo de transporte turístico, para levar os turistas a visitar os principais atrativos turísticos de Gramado e Canela. Treze anos mais tarde, posso dizer que a demanda cresceu em mais de 100%, porque quanto mais atrativos são abertos, maior a necessidade do turista de ter à sua disposição um produto como o BusTour, que hoje é um diferencial para a região.
O BusTour resolve a questão do transporte turístico entre Gramado e Canela, ajuda na mobilidade urbana, principalmente na alta temporada, além de ser uma forma agradável de passear. Para o turista ainda é muito interessante, pois ele tem descontos exclusivos em algumas lojas e parques, bastando para isso apresentar o ticket do BusTour. Vejo hoje este produto, o ônibus turístico, já enfronhado nas entranhas do turismo de Gramado e Canela, interagindo com todas as atrações locais.
O BusTour apresenta aos turistas o circuito Gramado-Canela
T3: Como poucas regiões turísticas do Brasil, o circuito da Serra Gaúcha se assemelha em muito com produtos internacionais, como o dos parques temáticos da Flórida, por exemplo, que agrada a todo tipo de turista. Essa consciência da diversidade de atrações e perfis é vista pelos profissionais do setor e também pelo público final?
Any Brocker: É sim, Claudia. E pegando o exemplo que você deu, eu teria a coragem de dizer que a Serra Gaúcha é um misto de Orlando, em função dos tantos parques temáticos, de ótima qualidade, que agradam a todo tipo de público, como também se assemelha aos destinos europeus, em função dos passeios pela cidade, pelas ruas principais, de o turista poder caminhar tranquilamente conhecendo detalhes da nossa cultura e história, experimentando nossa gastronomia.
Temos esse viés europeu também graças à quantidade de ótimos eventos que realizamos o ano inteiro – a Páscoa, o Inverno, o Natal Luz, o Festival de Gastronomia e tantos outros. Este é o motivo por que a operação do BusTour deu tão certo na Serra Gaúcha: temos um misto de variedades culturais com uma grande quantidade de atrativos, todos numa proximidade razoável.
A Serra Gaúcha é um produto turístico completo, e o BusTour veio fechar a interação entre esses atrativos. Por ser muito interessante em termos de custo-benefício, a procura cresce a cada dia. As pessoas que utilizam fazem um boca a boca muito positivo, e aquelas que retornam à nossa região utilizam novamente o BusTour, ao mesmo tempo, como meio de transporte e de passeio.
T3: A bordo do BusTour, é possível visitar quantas atrações?
Any Brocker: Hoje, o BusTour tem 35 pontos oficiais de parada, mas, ao redor desses pontos, você terá muitas atrações no entorno para visitar. Só para te dar um exemplo, no ponto de parada do Centro de Gramado, onde está a loja do BusTour e da Brocker Turismo, você terá acesso a uma série de atrativos, como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, o novo Museu do Cinema que inaugurou este ano, o Parque do Chocolate da Lugano, a Av. Borges de Medeiros e muitos outros. Contabilizando, o BusTour dá acesso a todas as principais atrações de Gramado e Canela.
T3: Any, para terminar, qual é a melhor época para embarcar no BusTour e fazer um passeio pela Serra Gaúcha?
Any Brocker: Olha, Claudia, vou te dizer (e isso não tem como esconder): a melhor época são os 365 dias do ano, vai depender do seu interesse. Nós temos atrativos o ano inteiro, para todo tipo de público, seja ele melhor idade, crianças, casais, adolescentes, famílias, grupos, seja para o público AA – temos hotéis luxuosos, como o Saint-Andrews – até pousadas econômicas.
Temos excelentes hotéis padrão quatro estrelas com ótimo custo-benefício, atrativos e restaurantes maravilhosos, parques para a gurizada se divertir, afinal, são elas que comandam as férias da família, não é mesmo? A gente tem produtos, o ano inteiro, para todos os bolsos e nichos de mercado. Enfim, você pode vir para cá três vezes por ano que encontrará uma Serra Gaúcha diferente em cada vez que vier.
Clique aqui para ouvir na íntegra, a entrevista de Any Brocker para a TRAVEL3.