O maior festival de cinema brasileiro acontece em Gramado desde 1973 e chega à 44ª edição, de 26 de agosto a 03 de setembro de 2016. Ao longo de suas edições anteriores o evento ratificou não só a importância do Festival de Cinema para a cidade de Gramado, mas principalmente, a importância de Gramado para o cinema brasileiro.
Para coroar o evento que é uma referência nacional, o grande destaque da edição deste ano é a inauguração do Museu do Festival de Cinema de Gramado – MFCG, que chega para registrar a história e trajetória deste marco do cinema brasileiro.
Devidamente instalado ao lado do Palácio dos Festivais e da Igreja São Pedro, o empreendimento conta com uma privilegiada área de 584m² e vista panorâmica para o centro da cidade. Com grande inauguração agendada para a semana do evento, o Museu conta com a expertise de diversos profissionais trabalhando para o sucesso de sua implementação. A museóloga Daniela Schmitt, responsável pela coordenação e montagem do acervo, destaca que o Museu buscará a interatividade com seu público, oferecendo moderna tecnologia visando aliar o interesse pelo cinema com mais uma ótima opção de turismo cultural na serra gaúcha. Até agora foram mais de 40 entrevistas realizadas com expoentes do cinema brasileiro, diretamente envolvidos com o Festival de Gramado.
O Museu visa celebrar o amor pela sétima arte – sob os auspícios do Kikito, o prêmio máximo do evento – através de seus melhores filmes, diretores, atrizes e atores.
Algumas das histórias e bastidores do Tapete Vermelho que marcaram e fizeram a fama do evento em âmbito nacional e internacional, também serão lembradas. Cabe destacar ainda a participação do Grupo Gramado Parks na implantação do empreendimento. Uma empresa do Grupo foi a vencedora da licitação e assumiu a gestão do empreendimento. Holding voltada para a construção e administração de parques temáticos e resorts, a Gramado Parks é responsável pelo Parque Snowland, o Gramado Termas (parque termal) e o Gramado Termas Resort.