Outro destino que deu um salto sem precedentes no seu movimento durante o ano que passou foi o México, cuja indústria turística vive um período de enorme otimismo, apesar das ameaças na política de Donald Trump, que preocupam as autoridades e o trade mexicano.
O Conselho de Turismo do México anunciou que houve um número recorde de 35 milhões de viajantes internacionais no ano passado. Foi um salto de 9% em relação a 2015.
Para análise deste aumento em perspectiva, a média da indústria global é de apenas 3,9%, com base nos dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).
O segmento religioso foi um dos que apresentou grande crescimento durante o ano que passou e com sua tradição católica o pais teve importantes visitações a monumentos como a Basilica de Guadalupe
Lógico que foi o turismo de lazer, com o Caribe Mexicano em destaque, o responsável pelo impressionante numero de turistas estrangeiros, europeus, americanos e turistas procedentes da América do Sul.
Com este crescimento, o México igualmente registrou um salto enorme na despesa internacional dos visitantes, 10.4%, de acordo com o placar de divisas no país.
“O crescimento rápido e sustentado do México é um testemunho da incrível qualidade e diversidade de nossa oferta de turismo e do trabalho árduo para toda a indústria, tanto internacional quanto nacionalmente”, afirmou Lourdes Berho, CEO da diretoria do Conselho.
Ela também garantiu que já estão em andamento planos para garantir que 2017 tenha a sequência de conquistas e que o México continue a receber os visitantes e dar-lhes razões para voltar uma e outra vez”.
A indústria do turismo e hospitalidade no Mexico é responsável por 9 milhões de empregos. Pesquisas adicionais do Conselho de Turismo sugerem um futuro brilhante para o destino, com 94% dos visitantes indicando que sua visita “excedeu suas expectativas” e 86% afirmando que “gostaria de voltar” nos próximos seis meses.
No Travvy Awards, o México foi apontado como melhor destino internacional para viagens familiares em 2017, enquanto Puerto Vallarta (foto) recebeu a indicação de segundo melhor destino internacional para o turismo LGBT.