Tem obras que demoram muito tempo antes de serem concluídas. Algumas, certamente até se duvida que elas um dia estejam prontas. No caso da linha central da Segunda Avenida, no coração de Nova York, a espera pelo término teve prolongamentos de inúmeras paradas e questões fiscais até que finalmente…na véspera do Ano Novo de 2017.
Foram 98 anos no tempo de demora para que a linha ficasse pronta e pudesse ser entregue ao público, com especial atenção para os turistas que saudaram sua chegada como um novo meio de acesso ao East Side de Nova York. Ela terá três paradas – 7 t., 2nd St., 86th Se 96th St. – e a expectativa é de transportar 200 mil passageiros diariamente.
Visitantes da cidade e seus moradores agora terão acesso mais fácil aos inumers bares, restaurantes, teatros e boutiques de compras no fabuloso East Side – para não mencionar atrações como o Museu Cooper-Hewitt, o Guggenheim e muito mais.
Ela estará incorporada com a Avenida Lexington por onde vários trens passam diariamente – no coração da cidade e pelas principais atrações turísticas – com o transporte médio de 1,3 milhoes de passageiros.
“Havia duas coisas que eu nunca pensei que iriam acontecer”, disse o presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes, Thomas Prendergast, antes do passeio inaugural para autoridades em 31 de dezembro. “Um foi o Cubs ganhar a World Series. A outra esta celebração de gala para a abertura da linha da Segunda Avenida. “
Haverá ainda uma posterior integração com a linha norte em East Harlem que começará dentro de dois anos, e então rumo sul para a Houston St. em Greenwich Village e finalmente no distrito financeiro da metrópole.
No conjunto, este é um projeto que foi proposto pela primeira vez em 1919 – sim, há quase 100 anos
No histórico retrospectivo, cerca de US $ 86 milhões foram alocados em 1929 para a construção de uma segunda linha, mas quando o mercado de ações caiu (em outubro), mergulhando o país na Grande Depressão, tornou-se uma causa perdida.