Quem tem bons motivos para comemorar lucros no ano passado é a rede Meliá de hotéis e resorts. No mundo inteiro (com grande crescimento no mercado Ásia-Pacifico), nas Américas (Cuba foi o melhor exemplo,mais de 10%) e mesmo no Brasil onde também avançou em seu crescimento.
Com desempenho positivo nos hotéis urbanos e resorts, a rede espanhola obteve 100,7 milhões de euros no exercício global do ano passado, multiplicando em quase três vezes os resultados de 2015, quando teve 35,9 milhões em seus lucros.
Foram os melhores resultados da rede desde 2007 da Meliá Hotels International, como informou o grupo com sede em Palma de Mallorca no relatório apresentado para a Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha.
A rede teve um volume de negócios de 1 bilhão e 805 milhões de euros, crescimento de 3,8% em relação ao exercício anterior. O faturamento geral chegou a mais de 2 bilhões e 880 milhões.
O ingresso médio por apartamento (RevPar), foi de 14,3%, com 27 trimestres consecutivos em alta, com a taxa de ocupação chegando a 71,6%.. O preço médio por apartamento foi de 112,3 euros.
Durante 2016 a rede inaugurou 17 hotéis em dez países, incluindo o antigo Nacional, em São Conrado, no Rio, embora não tenha conseguido fazê-lo dentro dos planos, já que a idéia inicial era apresentá-lo nas Olimpiadas.. Para 2017 a previsão é de 23 novos investimentos (vários contratos estão em andamento) com 15 destinos internacionais, especialmente os mais seguros e dinâmicos, como indica o relatório global.
Enquanto o CEO Gabriel Escarrer é todo sorrisos com os resultados do ano passado, para o ano que estamos a expectativa projetada é de aumento do RevPar em 1,5% digito.
Tão importante como os lucros registrados é a redução da dívida consolidada nestes ultimos tres anos. Em dezembro de 2012 a Meliá tinha compromissos que chegam a 1 bi e 100 milhões de euros, no final do exercicio passado a amortização reduziu para 542 milhões de euros. Os resultados foram obtidos com a venda de ativos, emissão de bônus e melhora do fluxo de caixa.
.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)