Os voos diretos da América Latina para o Brasil cresceram 21,64%, na comparação de março deste ano ao mesmo mês de 2016. O total de chegadas passou de 2.405 para 2.923 e, nos assentos, houve um acréscimo de 25,83%, passando de 418.389 para 526.442. Os dados são da Análise da Malha Aérea da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, preparada a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No primeiro trimestre de 2017, o Brasil recebeu mais de 3400 voos internacionais semanais diretos, procedentes de 57 cidades do mundo para destinos de norte a sul do País.
“Os países da América do Sul promovem, assim como o Brasil, um fluxo intenso no espaço aéreo da América Latina. As variações de rotas de ano em ano tem esta tendência progressiva”, explicou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira.
Neste mês de março, por exemplo, serão 1127 voos diretos semanais; destes, 556 são oriundos da América do Sul, enquanto 216 trazem turistas estrangeiros da América do Norte e 215 da Europa.
Em janeiro de 2017, chegaram ao Brasil 1135 voos diretos de outras cidades do mundo a cada semana e, em fevereiro, foram 1145. “A oscilação entre os meses para mais ou para menos é comum e diversos fatores devem ser considerados, como alta e baixa temporada, revisão e manutenção de aeronaves, adequação à demanda e à economia dos países, entre outros”, completou Lira.
Neste mês o Brasil perderá a ligação direta da Etihad que estará encerrando voos vindos de Abu Dhabi, no Oriente Médio. Em compensação vamos ingressar na rota dos destinos que terão a operação do maior avião comercial do mundo, pois a partir do dia 27 a Emirates terá Dubai-São Paulo, diariamente, com o A380.
Brevemente, as empresas low-cost que estão sendo autorizadas a voar na Argentina também estarão operando voos para o Brasil, três no mínimo.
Os dados de março indicam que, na América Latina, a Argentina lidera em chegada de voos, com 1.275; 930 deles chegam da, enquanto da América do Norte, são 895. Da Ásia chegam 146 voos e da África, 97.
No ambiente das empresas brasileiras, a Azul Linhas Aéreas, que iniciou a operação direta entre Belo Horizonte e Buenos Aires em primeiro de março, anunciou que a partir de 1º de julho haverá um segundo ligando as duas cidades.
A GOL Linhas Aéreas assinou convênio com o governo da Paraíba para operar, a partir de julho, o primeiro voo regular internacional da capital argentina para João Pessoa.
“É isso.Fica mais fácil vender o Brasil quando temos mais conectividade”, avaliou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
A Avianca Brasil, por sua vez inaugurou, no último dia 6, voo diário entre São Paulo e Foz do Iguaçu, facilitando a ida de turistas estrangeiros para o terceiro principal destino receptivo do Pais. E está com finalização de estudos para o anuncio de mais duas novas rotas internacionais, Santiago do Chile e Miami.
A Análise da DIPRO aponta ainda que existe a previsão de seis novos voos semanais: Miami / São Paulo (2 frequências) – pela Azul– a partir de abril de 2017
Da mesma empresa, Lisboa / São Paulo (7 frequências) – a partir de junho de 2017
Fort Lauderdale / São Paulo (2 frequências) –– a partir de abril de 2017
Orlando / Rio (3 frequências) – Latam Airlines– a partir de julho de 2017





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)