O ‘Sudoeste Ibérico em Rede’ é o projeto de uma plataforma empresarial que terá a inciativa de impulsionar uma rede de infraestrutura ferroviária que venha a unir as capitais dos dois paises, passando pelas províncias espanholas de Toledo, Cáceres e Badajóz, na Espanha, e a região de Alentejo, em Portugal.
O projeto tem a previsão de chegar à sua conclusão em 2021 com a entrada em funcionamento de todo o trajeto Madrid-Lisboa, com tempo inferior a cinco horas. Em 2023 seria a entrada de funcionamento completo de todas as novas estruturas projetadas para os trens de alta velocidade entre as duas capitais.
Os principais objetivos imediatos são a melhora dos serviços ferroviários já existentes, impulsionando uma condição substancial com a introdução da telefonia móvel, internet e disponibilidade de lanches. Até 2019 deverá ocorrer a entrada progressiva de novos serviços nos trechos entre Plasencia-Zafra e Villanueva, e Don Benito-Badajoz, ainda em território espanhol.
No mesmo período ganharia corpo o desenvolvimento dos procedimentos e autorizações para as obras completas de infraestrutura por parte da AVE até Toledo/`Pantoja. Em 2020 seria finalizada a eletrificação.
Para o desenvolvimento do projeto, uma série de ações está programada, também com foco na intensa divulgação do mesmo. Um atividade cultural de musica e poesia e um simpósio universitário estão previstos para o dia 29 de julho. Em outubro será celebrado um Congresso Empresarial Hispano-Luso sobre o corredor ferroviário.
No dia 19 do mesmo mês acontecerá um fórum empresarial de apoio em Madrid. Todas estas ações acompanhadas de uma intensa campanha de comunicação dirigida ao empresariado envolvido com a obra e seus entornos e também para mostrar do que se trata o ‘Extremadura em Rede’.
Trata-se de uma plataforma privada, promovida e patrocinada por 16 empresas de diferentes setores da região, e entre as associações colaboradoras está a Universidade de Extremadura. Segundo o porta-voz Antonio Garcia, o objetivo e de tornar a região com conexões ferroviárias que acompanhem o desenvolvimento do restante do pais no menor tempo possível, seguindo o que existe, já que a Espanha dispõe de uma das mais eficientes e capilares redes da Europa.
Estação Atocha, na capital espanhola
Hoje em dia, como informa a TT Operadora, especialista do setor e principal operadora de trens no mercado, só existe uma ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid, e o percurso é feito em aproximadamente 10 horas. Trata-se do 'trem hotel', com preços de cabine dupla a partir de 100 euros por pessoa. O percurso ferroviário entre os dois paises é feita com escalas em Salamanca (Espanha) e Coimbra (Portugal)






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