Depois de muitas especulações foi revelado oficialmente o nome da empresa aérea que realizará voos de longo percurso entre o aeroporto El Prat, em Barcelona, para os Estados Unidos, Republica Dominicana (Punta Cana), e Argentina (Buenos Aires)
A Level é a companhia low cost do grupo IAG – British e Iberia – terá as cores azul, branco e verde em sua programação visual.
Willie Walsh, o CEO da IAG, declarou em Barcelona que será a Ibéria a empresa que dará suporte no quadro de pilotos e tripulantes para operação das novas rotas. A empresa criará 250 novos postos de trabalho na base central de Barcelona.
O objetivo do International Airlines Group é que a Level, com o tempo, chegue a ser uma empresa independente, e que isto possivelmente aconteça já no próximo ano.
A estréia da Level será em junho deste ano com os voos da cidade catalã para Los Angeles, San Francisco, Punta Cana e Buenos Aires. Utilizará aviões Airbus A330, com 293 assentos na econômica e 21 na Premium.
A nova empresa pretende chegar rapidamente a uma frota de 20 aeronaves. A escolha de Barcelona como sede é pela oportunidade que representa em negócios e onde o grupo já conta com a Vueling como consolidada no circuito doméstico e europeu.
As declarações de Walsh foram feitas em consonância com Luis Gallego, presidente da Iberia e Javier Sánchez-Prieto, titular da Vueling. O grupo informou ter 60 aeronaves com base em Barcelona para operar voos in e out.
A Leve vem se somar à estratégia de grandes grupos aéreos da Europa. A Lufthansa, por exemplo, já opera voos de longo alcance e baixo custo com a Eurowings, a Norwegian e a Wow Air, da Islândia, abriram rotas para os Estados Unidos com preços quase imbatíveis a partir do Reino Unido e a Air-France-KLM tem negociações para um projeto similar.