João Eça Pinheiro, diretor do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e do Grupo Minor no Nordeste (Fotos: Claudia Tonaco)
No mundo dos negócios, quando se fala em amor, o contexto nada tem de romântico. É claro que os empresários também amam: o lucro e as boas performances. Raro, porém é encontrar o tão falado (e desejado) amor incondicional entre as planilhas de Excel. Na Indústria do Turismo, mais especificamente no segmento hoteleiro este sentimento vez ou outra e é até fácil entender o porque.
A profissão de hoteleiro é quase um sacerdócio. Este profissional ama o que faz, é devotado ao “seu” hotel e se sente honrado em participar de uma atividade onde não há noite ou dia, família ou final de semana que o separe da sua responsabilidade de servir o outro (o hóspede!), da melhor maneira possível. E não há maneira melhor de servir do que com dedicação e… amor. Os autênticos hoteleiros amam o seu ofício, tanto quanto o “seu” hotel que, mesmo não lhes pertencendo, são deles em espírito.
É muita filosofia para falar de Negócios na Hotelaria mas esses tantos pensamentos surgiram enquanto eu ouvia o diretor geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte – João Eça Pinheiro – falar sobre o “seu” hotel.
Não foi uma conversa fria em uma sala monocromática de um escritório climatizado, mas um bate papo tranquilo sob as sombras dos coqueiros, na área aberta do À Sombra do Coqueiral, um dos espetaculares restaurantes do ecoresort. Dentro desse clima de tranquilidade, João Eça foi dando pistas, entre uma frase e outra, do seu amor incondicional pelo Tivoli Praia do Forte:
“Este ano não batemos a meta de vendas, mas nosso hotel é um sucesso sempre!”
Convenhamos, é muito amor envolvido para um executivo de um grande grupo internacional cunhar tal frase, ainda mais com um sorriso confiante nos lábios.
O agradável ambiente do restaurante À Sombra do Coqueiral foi o local escolhido para João Eça falar com a imprensa
No momento em que este bate papo aconteceu, três meses antes do ano acabar, a ocupação média do hotel estava em 58%, mas havia um fator inédito como contrapartida, também anunciado por Eça Pinheiro: 60% das reservas para o famoso Réveillon do ecoresort tinham sido fechadas já no mês de junho e as reservas para o também tão aguardado Carnaval do Tivoli Praia do Forte seguiam no mesmo ritmo.
“Cerca de 70% dos pacotes de Réveillon e Carnaval são adquiridos pelos nossos hóspedes habitués e para eles estamos preparando mais surpresas. O Tivoli Ecoresort Praia do Forte é sobretudo um hotel de lazer, onde as pessoas chegam para descansar e buscar a qualidade dos detalhes. Para os nossos hóspedes vamos oferecer programações especiais ao longo do próximo ano, como o jantar que faremos em 14 de outubro, cuja grande atração será a banda The Platters”, revelou Eça Pinheiro, mais um presente para os seus hóspedes.
E quem é o maior cliente do ecoresort?
“O brasileiro ainda é o hóspede majoritário, deixando 30% dos quartos para serem usufruídos pelos estrangeiros = portugueses + franceses + italianos em destaque. Estamos atentos ao mercado da Argentina e queremos que os argentinos descubram toda a nossa hospitalidade e o nosso serviço” salientou o executivo.
Com a crise, o hotel viu cair o desempenho do mundo corporativo:
“O setor corporativo para nós é muito importante e com a crise as pequenas e médias empresas diminuíram os investimentos em eventos, mas estamos confiantes que o lançamento do Espaço Tivoli irá reverter essa situação”, anunciou o executivo.
A Reportagem TRAVEL3 conferiu o adiantado processo de instalação do Espaço Tivoli que é uma estrutura independente, com capacidade para receber até 1.100 pessoas e será uma alternativa principalmente para as empresas de Salvador e região, que buscam um local à altura para realizar eventos diferenciados.
Sobre o futuro, João Eça Pinheiro não deixou dúvidas de que o mundo online é o caminho:
“Ainda este ano nosso site passa a oferecer tarifas dinâmicas, no mesmo sistema das companhias aéreas. Ganha quem antecipa a compra, evitando as tarifas mais altas, de última hora”.
E como o futuro é construído no presente, João Eça mostrou não apenas confiança, mas reconhecimento na capacidade da sua equipe, o bem mais precioso do Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Como ele, as pessoas que o rodeiam amam o que fazem e são responsáveis por, em meio à tantas mudanças impingidas pelo mundo moderno, manter uma política e um tratamento diferenciado, seja para com os hóspedes ou para com os parceiros comerciais do hotel. Graças ao amor incondicional pelo Tivoli Praia do Forte, essa mesma equipe tem conseguido, ao longo de tantos anos de sacerdócio, perpetuar a identidade original do hotel, responsável por fazer dele um empreendimento de referência internacional.
É muito amor envolvido para criar e cuidar de um hotel como o Tivoli Praia do Forte Ecoresort.