RIO DE JANEIRO – Milhares de pessoas interessadas e circulantes pelas praças Mauá e XV de Novembro, no centro do Rio, transmitiram uma enorme curiosidade e atenção para as apresentações promovidas pelo governo da capital japonesa.
Detalhe especial para a apresentação “Tohuko&Tokyo”, que mostra ao mundo o agradecimento da região de Tohoku, afetada pelo Grande Terremoto do Leste do Japão. Seis peças mostraram esta colocação do povo japonês, seu respeito pela ajuda e colaboração internacional, incluindo o Brasil, um dos paises onde a imigração japonesa é das maiores e consolidada..
Os tambores gigantes da “Wadaiko Sho” colocaram para a plateia um espetáculo que uniu tradição e modernidade.O espetáculo teve o grupo “Edo Firemanship”, que mostrou o cântico dos trabalhadores da construção civil do período Edo (1603-1867). Já o grupo Iwaki Jangara Saishikai teve uma dança do período Edo feita para confortar os espíritos. Assim como a apresentação que veio a seguir, Oniyanagi Onikenbai,
Teve Samba também, em ritmo nipo-brasileiro, com a passista japonesa Megumi Kudo, que há anos desfila pelo Salgueiro. “Conheci o samba por meio de um grupo de brasileiras que foram ao Japão dançar para alegrar o meu povo após o grande terremoto. Era pequena, vi aquilo, achei lindo, e comecei a dançar. Nunca mais parei. Danço para alegrar as pessoas…”
O grupo de passistas encerrou o show em grande estilo, colocando o publico das duas praças para sambar e abrindo um lindo convite para Tóquio 2020.
Até domingo uma série de apresentações marcam a presença do Japão e de Toquio dentro da programação oficial – com o recebimento da bandeira olimpica na cerimônia de encerramento dos Jogos na cerimonia do Maracana – bem como nas praças do centro e na Casa Japão na Barra da Tijuca.









![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)