A Feira Internacional do Turismo de Berlim, a ITB, completou sua edição de 2017 cm 109 mil visitantes profissionais, 71 mil a menos na comparação com o ano passado. O motivo foi a greve realizada pelos funcionários dos aeroportos da capital alemã.
Os cinco dias da feira que reuniu mais de 10 mil empresas expositoras de 184 paises e regiões mostrando seus produtos e atrações em 1.092 estandes, mostraram que houve menos gente circulando.
A organização da ITB esperava superar os mais de 180 mil visitantes de 2016, dos quais 120 mil eram profissionais do mercado. Nesta edição de numero 51, dois terços dos visitantes puderam constatar o bom momento que atravessa o setor turístico mundial – é evidente, com exceções – e, como destacado pelo diretor da Messe Berlin, Christian Göke, “mesmo em tempos incertos, a maioria das pessoas se nega a deixar de viajar”.
A edição de numero 51 teve uma mensagem evidente da indústria turística indicando que ‘o protecionismo, o populismo e as barreiras entre as nações não são compatíveis com uma indústria turística próspera’
Göke assinalou ainda a Convenção ITB em sua décima quarta edição, a principal feira dedicada ao segmento corporativo que ocupou oito salões e reuniu 28 mil delegados, 7,7% a mais em relação ao ano passado.
A ITB esteve centralizada no turismo responsável, da aventura e do ecologismo, uma segmentação coincidente com o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Foram mais de 60 expositores de 35 paises com suas rotas ecológicas e de aventura, além das diferentes iniciativas para o desenvolvimento sustentável no ponto de vista social e econômico.
O astro turismo, lincado com o turismo espacial, foi um dos novos produtos destacados, bem como as invenções tecnólogicas em prol da atividade mundial.