(Foto: Click Estúdio Profissional)
O 4º Presente Ecológico do Afoxé Bandarerê, que tem apoio da Belotur, vai saudar Iemanjá, a Rainha dos Mares, em uma demonstração de fé e resistência da cultura afro-brasileira.
O cortejo acontecerá no domingo (5/2), na Lagoa da Pampulha, recém-intitulada Patrimônio Cultural da Humanidade. A manifestação reverencia a pluralidade cultural, a festividade dos rituais de Candomblé e de Umbanda e o resgate das raízes dos terreiros. Além da tradicional celebração dos sacerdotes e do cortejo do Afoxé Bandarerê, haverá apresentações dos blocos Baianas Ozadas e Angola Janga.
Em homenagem ao Afoxé Bandarerê, um boneco do Grupo Giramundo, inspirado em Oxossi, vai desfilar durante o cortejo. O orixá é símbolo do bloco no Carnaval 2017. “Fiquei encantada com a energia e a força dos ensaios do Afoxé Bandarerê. A partir daí nasceu a ideia de confeccionar um boneco de vara representando o orixá masculino, símbolo da caça, da fartura e do trabalho”, afirma Beatriz Apocalypse, uma das diretoras do grupo.
“Desde a criação do nosso afoxé, em dezembro de 2013, fazemos a festa em fevereiro, como manda a tradição afro-brasileira. Este ato quebra preconceitos religiosos e racistas, conquista cada vez mais a integração entre os membros de religiões de matriz africana e promove a igualdade racial dentro do Carnaval de BH, a festa mais popular da cidade”, relata Márcio Eustáquio de Souza, assessor de Eventos da Belotur e presidente do movimento da Cultura Afro de Belo Horizonte, mais conhecido como Tata.
4º Presente para Iemanjá
Domingo, 5/2, a partir das 17h
Orla Lagoa da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, em frente ao monumento de Iemanjá)
Programação:
17h – Concentração
18h – Celebração do presente com os sacerdotes
19h – Apresentação do Bloco Baianas Ozadas
20h – Apresentação do Bloco Angola Janga
21h – Apresentação do Afoxé Bandarerê