Em junho, Dubai deverá atingir a marca de 100 mil leitos em sua rede hoteleira, inserindo-se na lista das 10 melhores cidades em termos de disponibilidade de hospedagem, indicando a alta demanda dos viajantes internacionais e sustentando o crescimento no setor turístico.
Graças a esta mega oferta, a tendência, justamente é de cada vez famílias e casais se hospedarem por um período mais longo para usufruir em lazer, eventos e atrações.
As previsões do DTCM – Departamento de Turismo, Comércio e Marketing, é que as reservas alcancem a marca de 36,9 milhões de noites, com crescimento médio anual entre 11 e 12% até o final de 2018.
Com a crescente demanda, a taxa de ocupação deverá ficar em torno de 77% dentro dos próximos três anos. No primeiro trimestre de 2016, os hotéis de Dubai tiveram alguns dos maiores índices mundiais de ocupação, com taxas médias de quase 85%, RevPar de US$ 142 e média de tarifas de US$ 166.
Helal Saeed Al-Marri, diretor-geral do DTCM, ressalta que esta condição hoteleira acompanha o planejamento de Dubai receber 20 milhões de turistas por ano até 2020, quando sediará a Expo Mundial. A abertura de parques temáticos e outros atrativos como a Opera House e o Dubai Historical Distrit fazem parte deste portfólio, com um calendário anual de diferentes eventos e festivais.
“Para o período dos próximos três-cinco anos, nosso objetivo é garantir um crescimento específico, que contribua diretamente com o PIB do Emirado, pela quantidade de pessoas visitantes e o tempo de permanência. Toda a indústria do setor tem trabalhado continuamente para este fim”, explicou Al-Marri.
Na categoria cinco estrelas, o crescimento da hotelaria em Dubai tem um ritmo constante que deve apresentar 11,6%. ‘Dubai é e permanecerá sendo um dos principais destinos de luxo e continuaremos a investir para trazer cada vez mais turistas que procuram experiências de alto padrão’, justifica o executivo. De três a quatro estrelas, o mercado também sobe em números elevados, de 16,8% e 14,4%, respectivamente.
Até hotel submerso Dubai estará colocando em oferta diferenciada
Além dos hotéis, uma série de atrações com inaugurações previstas neste ano relacionam o Dubai Parks & Resorts, com a Legoland Dubai, Legoland Water Park e Bollywood Parks – projetando 6,7 milhões de visitantes no primeiro ano: o IMG Worlds Adventure (inauguração em agosto), com capacidade para 20 mil visitantes diários.
O Dubai Safari, o Leatro La Perle e o Opera House estão programados para o final do ano.
No setor compras, Dubai já oferece mais de 95 shoppings centers, além dos tradicionais mercados árabes também em franca expansão.