GRAMADO – A força do turismo de Gramado representa o melhor significado do esforço conjunto e também da dedicação exemplar de pessoas que são apaixonadas pela cidade e por aquilo que procuram realizar. Com todos os méritos, na noite desta quinta (15), Gramado rendeu homenagens a uma destas personalidades que recebem a condição de ilustre.
Marta Rossi recebeu o titulo de ‘Cidadã Emérita’. Na solenidade realizada na Câmara de Vereadores do município, a cerimônia foi das mais prestigiadas, com a homenageada recebendo aprovação de forma unânime por parte dos edis na proposta apresentada pelo vereador Celso Fioreze.
Vereadores de Gramado e o prefeito Nestor Tissot, na entrega do titulo que foi recebido pelo filho e sócio Marcus Vinícius Rossi.
“Infelizmente por compromissos pessoais, Marta não pode estar aqui conosco para receber esta honraria. Com certeza descrever Marta é uma tarefa muito difícil para mim, pois além de citar seus méritos profissionais, preciso falar da pessoa que me deu a vida e tem me direcionado há 29 anos. Cabe a mim, como filho, apenas agradecer em nome de toda a família e de nossa empresa, pois quem diria que aquela mulher nascida no Morro Agudo com todas as dificuldades que a vida lhe impôs, iria se tornar a Marta Rossi que todos admiramos”, destacou Marcus.
“Com grande emoção, agradeço aos integrantes da Câmara de Vereadores, em especial ao vereador Celso Fioreze, pela indicação de meu nome para receber o título de Cidadã Emérita de Gramado. Todos os aplausos nos enchem de alegria, mas o reconhecimento da comunidade onde vivemos, tem um valor inestimável, porque chancela o trabalho que realizamos até aqui”, foi a mensagem encaminhada por Marta.
“Consciente de que ninguém constrói nada sozinho, peço licença aos senhores, para dividir esta honraria com meus pais que me ensinaram o verdadeiro valor do trabalho e o senso de justiça. Com minha eterna amiga é sócia Silvia Zorzanello que me ensinou a amar Gramado incondicionalmente e com todos aqueles gramadense anônimos que lutam incansavelmente para transformar nossa cidade em modelo e referência nacional”, completou a empresária.
O vereador Celso Fioreze, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por Marta em favor de Gramado e do Turismo nacional. “Ela é reconhecida por todo o Brasil por sua excelência e pelo que já fez, e faz, pelo Turismo nacional. Muitas vezes recebe distinção em diversos lugares e nós, em sua cidade, temos agora a oportunidade de fazer este merecido reconhecimento”.
Marta Maria Rossi, nasceu em Gramado em 1956. Filha de um casal de empreendedores, sempre foi estimulada a buscar o melhor das oportunidades. Aos 17 anos, começou a trabalhar na Prefeitura de Gramado, junto à Secretaria de Educação e Cultura, desenvolvendo projetos que integravam os diferentes grupos culturais da cidade – de adolescentes a artesãos.
Empreendedora e determinada, entre 1977 e 1979, juntamente com três colegas da faculdade de Comunicação, criou e executou house organs em empresas e entidades do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Em 1979, assumiu o Departamento de Relações Públicas da Indústria de Calçados Ortopé e também a gerência do Jornal de Gramado, trabalhando na implantação deste importante veículo de comunicação. Em 1980, ao assumir a gerência de Relações Públicas do Hotel Serra Azul, implantou um projeto de lazer, inexistente na época na Serra Gaúcha mudando o conceito do hotel em relação ao cliente e implantando um dos primeiros cartões de crédito na hotelaria. Com a fidelização dos clientes o hotel começou a investir em turismo de negócios.
Assumiu a Gerência de Marketing do Hotel Serrano, em 1983, estruturando a área de lazer, de comercialização e de negócios. A atuação foi direta no lançamento de diferentes Pacotes Turísticos para promoção da baixa temporada. O trabalho resultou no fomento do turismo de negócios. Neste cargo, Marta Rossi atuou na criação do primeiro Centro de Convenções do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao Hotel Serrano.
Em 1988 enquanto o Centro de Convenções do Serrano estava em fase de conclusão, ao lado de Silvia Zorzanello, então gerente geral do hotel, observou uma oportunidade de mercado que despontava pensando em um projeto estratégico. Desta forma, a sociedade foi concretizada e, em 01 de abril de 1988, nascia a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo uma necessidade constatada: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade.
Visionárias, Marta e Silvia criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens.Utilisaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival. O evento, que inicialmente nasceu com o propósito de apresentar o produto turístico gaúcho para o Brasil, transformou-se em um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina. O Festival alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. O Festuris hoje é um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico.
A empresa criou outros dois projetos próprios: o Chocofest e o Acorde Musical e atua em congressos, seminários, feiras empresariais, lançamentos de produtos e inaugurações. Com 28 anos é hoje exemplo de empreendedorismo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente. Uma de suas marcas é investir em sua equipe de profissionais.