Uma greve de transportes de 24 horas colocou a Itália em uma série de problemas nesta sexta (15), em meio ao feriado de quatro dias, deixando os moradores locais e os turistas, esperando em longas filas em quase todos os modos de transporte.
A greve nacional foi convocada por vários pequenos sindicatos e resultou em cancelamentos de vôos, paralização do metrô, dos trens e serviço de ônibus suspenso. Isto em pleno feriado de Corpus Christi, com muita gente viajando. A Alitalia foi uma das que mais sofreu com a paralização e teve que cancelar um grande numero de voos.
O tráfego tornou-se caótico nas principais estradas de acesso a Roma, e o metrô da capital italiana não funcionou. Enquanto isso, em Milão, Florença e outras regiões do país, o serviço de trem e ônibus foi extremamente limitado. Em Veneza, em um dia de muitos turistas na cidade, o trânsito tornou-se um autêntico caos.
O único ponte onde não teve greve foi Turim. Mas com um motivo direto, pois a paralização na cidade será no dia 6 de julho.