Recife é a representante brasileira convidada para participar do International Sister Youth Music, festival anual que reúne as cidades-irmãs de Chengdu, na província de Sichuan, região oriental da China. A capital pernambucana terá a sua mais impactante expressão musical com quatro bailarinos da Escola Municipal de Frev que farão o espetáculo “Recifervendo”, criado pelo coreógrafo e bailarino Alexandre Macedo.
Além do Recife, cidades como Viena, Milão e Sidney estarão presentes no evento. Além de promover o intercâmbio cultural e educacional entre os centros urbanos, será uma importante oportunidade de mostrar o Recife como destino turístico que abre as portas do Brasil para visitantes de todo o mundo.
O evento será na próxima semana, nos dias 29 e 30 de julho e os chineses terão a oportunidade de assistir aos clássicos frevos de rua, em três palcos espalhados por Chengdu. O “Recifervendo” foi criado em 2005 e ganhou diversos prêmios, entre eles o primeiro lugar no Festival Passos da Artes, em São José dos Campos,São Paulo.
A Escola de Frevo foi inaugurada em 6 de março de 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana, a partir de uma de suas mais características e bonitas manifestações. Atende cerca de 680 alunos, a partir dos 5 anos de idade
Quatro jovens com boa experiência e muitos anos de tesouras e saltos foram selecionados para : Werison Fidelisk, o Pinho, José Valdomiro, o Menininho, que são instrutores, Emilayne e Bruna Renata, rainhas dos carnavais 2016 e 2017, respectivamente. Todos têm entre 22 e 26 anos.
Em 2015, o Recife recebeu o título correspondente da cidade chinesa e, neste ano, a Prefeitura foi oficialmente convidada para participar do evento. O “Chengdu Festival” é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Chengdu e organizado pelo Escritório de Relações Internacionais.
O frevo, ritmo genuinamente pernambucano, é considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e principal embaixador da cultura regional.