Danças de quadrilhas, comidas típicas, a musica em ritmo de forró, os santos padroeiros e todos os atributos de uma boa festa serão mostrados para países europeus ao vivo e a cores, como se diria nas chamadas de transmissão.
O projeto “Brasil Junino”, estará entre os dias 7 e 28 de maio, em Lisboa, Madri, Roma e Paris para mostrar o que é um verdadeiro “arraial junino”.
A promoção internacional das festividades juninas como uma alternativa no combate à sazonalidade turística é defendida pelo presidente da Embratur. “Depois do carnaval, o São João é considerado a festejo popular mais comemorado pelos brasileiros. As festas juninas ocorrem no período de chuvas no Nordeste, o que acarreta em baixo fluxo de estrangeiros nessa época. Queremos, com essa estratégia, assegurar uma procura ao longo de todo o ano”, explica Lummertz.
A ação tem a expectativa de atingir um público direto de mais de 40 mil pessoas, além do trade turístico, a imprensa e formadores de opinião de países considerados estratégicos. “Portugal, Espanha, Itália e França estão no bloco dos principais emissores de turistas para o Brasil, além de possuírem predileção pelo turismo cultural. Apoiar ações de grande visibilidade é uma oportunidade para mostrar as tradições juninas como mais uma opção de manifestação artística popular além do Carnaval que todos conhecem”, reforça Lummertz.
Os eventos, terão nomes de destaque entre os artistas, como Elba Ramalho, Lucy Alves e Pé de Cerrado para garantir o embalo das tradicionais músicas do repertório junino. As danças características como quadrilha, xote, xaxado e baião serão apresentadas pelos grupos pernambucanos Quadrilha Junina Raio de Sol e Matulão e pelos brasilienses do Balé Flor do Cerrado e Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e destacará, em sua primeira edição, a tradição junina das cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), São Luís (MA), Mossoró (RN), Aracaju (SE), Ceilândia (DF) e o São João da Bahia, comemorado em todo o estado. O IBI é responsável pelo “Maior São João do Cerrado”, considerado um dos grandes festejos juninos do Brasil
O patrocínio para esta realização no exterior é da Embratur. A intenção posterior é levar o ‘Brasil Junino’ a outros países europeus.