A 48ª Sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas apoia a iniciativa liderada pela OMT de desenvolver um quadro internacional para medir o turismo sustentável (MST). A iniciativa, está sendo implementada em cooperação com a Divisão de Estatística das Nações Unidas, e tem como objetivo desenvolver um novo quadro estatístico para o turismo que integre as várias dimensões do turismo sustentável (econômico, ambiental e social) e em todos os níveis relevantes (global, nacional e regional).
O trabalho do Comitê de Estatísticas encorajou o desenvolvimento de um quadro estatístico para a medição do turismo sustentável como uma prioridade para apoiar uma política mais integrada no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) e em resposta aos pedidos dos Estados-Membros e de várias partes interessadas.
Também é destacada a importância de ligar a CST ao Sistema de Contabilidade Ambiental-Econômica (SEEA), a elaboração de um Guia de Compilação da CST e a necessidade de aumentar a capacitação para medir o turismo sustentável.
Estabelecida em 1947, a Comissão reúne Estatísticos- dos Estados-Membros e é o mais alto órgão de decisão para as atividades estatísticas internacionais. A última vez que a Comissão de Estatística discutiu um relatório da OMT foi em 2008, quando foi aprovado o quadro da Conta Satélite do Turismo (TSA).
A Conferência de Manila é um evento oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, 2017 e será uma oportunidade para discutir avanços metodológicos, explorar questões emergentes e aprender com as experiências pioneiras dos países. Uma mesa redonda ministerial dará início à Conferência para sublinhar a importância da medição para uma melhor compreensão do papel que o turismo sustentável desempenha na promoção do crescimento económico, na inclusão social e proteção dos bens culturais e naturais.