Estamos próximos do ápice da temporada de furacões, considerando que neste período que vai de agosto a outubro, são exatamente os dias compreendidos entre 7 e 13 que compõem a semana de maiores tormentas e desta vez esta posição está com o Irma. O numero de vitimas nas ilhas é de 18, além de grandes prejuizos materiais em seu rastro destrutivo.
O furacão hoje transita na área de Cuba, a maior ilha do Caribe e já provocou providências para 10 mil cubanos sendo evacuados preventivamente.
O Irma segue – mesmo rebaixado para a classificação de 4 – a marcar um caminho de destruição por vários pontos do Caribe enquanto abre caminho para um preocupante fim de semana na costa dos Estados Unidos ameaçando a região da Florida, entre Miami e os Keys.
O Hurricane Center emitiu avisos que se estendem de Jupiter Inlet na costa leste,ao sul, em torno da península da Flórida até a praia de Bonita, na costa oeste. O aviso incluiu Florida Keys, Lake Okeechobee e Florida Bay.
O centro da tempestade está sendo empurrado diretamente para o meio da península da Florida. Aeroportos e companhias aéreas da região estão suspendendo os serviço, o Aeroporto Internacional de Key West foi o primeiro.
O Internacional de Miami suspendeu na manhã de hoje mais da metade dos voos, logo após a coletiva do governador do estado reiterando a necessidade de que as pessoas busquem abrigo o quanto antes. Rick Scott solidou aos moradores e turistas que procurem preservar a vida, atentando para a séria ameaça que deve ter o seu principal desempenho na manhã de domingo.
Estão sendo cancelados a maioria dos voos de e para o sul da Florida, de sábado até segunda-feira. Desde hoje as empresas que fazem a rota do Brasil para Miami – Avianca Brasil, Latam, America e United – cancelaram os seus voos aguardando melhores condições. Identica decisão tomou a Azul com os voos de Campinas (Viracopos) para Fort Lauderdale e Orlando. A GOL também suspendeu as operações para a República Dominicana que está sob alvo direto do Irma entre nesta sexta.
650 mil habitantes de Miami já receberam ordens de serem evacuados. O governador Rick Scott reiterou esta manhã que Irma ameaça a vida e não se pode ignorar as ordens de evacuação. "Essa tempestade é mais larga do que todo o nosso estado", afirmou, acrescentando que Irma será mais poderosa do que o furacão Andrew,
Além da Florida, também os estados da Geórgia e Carolinas estão sob emergência.
Na noite de quinta, outro furacão, o José também se fortaleceu como tempestade de categoria 2 e está seguindo no caminho do Irma. Enquanto o Irma se dirige para a Flórida, o José poderá alcançar na maltratada ilha de Barbuda já passando para a categoria 3 . O Irma já provocou dezoito mortes pelas ilhas, com os principais prejuízos sendo registrados em Turks and Caicos.
Em meio às preocupações pelos furacões, eis um novo registro preocupante, o forte terremoto registrado na região de fronteira do México com a Guatemala que atingiu a escala de 8,1. Considerado o maior registrado na região nos ultimos 100 anos, o estado de Chiapas foi o mais atingido. Já são 30 as vitimas segundo os informes do governo mexicano.
(*) atualizado às 7h45, horário de Brasilia