Entender o perfil do viajante brasileiro. Esta é a pesquisa que o Ministério do Turismo vai realizar junto a residentes em 137 municipios de vários estados brasileiros. Objetivo é obter dados que auxiliem no estabelecimento de políticas publicas para o estimulo de viagens.
A pesquisa será coordenada pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – que vai realizar as ligações para as residências de municípios selecionados – 27 capitais e outras 110 cidades – na coleta das informações sobre as viagens realizadas nos últimos 12 meses e identificar os interessados em participar da pesquisa de Demanda Doméstica que será iniciada no primeiro trimestre de 2018.
Esta será uma das duas fases do processo: o cadastro de 30 mil domicílios que começa agora e a posterior aplicação do questionário com as perguntas definidas.
A metodologia da pesquisa a ser implementada é pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade turística. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011. Ainda há uma forte demanda reprimida no turismo doméstico pois 44% da população brasileira ainda não viajou a turismo dentro do próprio território nacional. Praticamente metade dos brasileiros ainda pouco conhecem do Brasil.