Bento Gonçalves e região respondem por boa parte da produção vinícola que tem no Rio Grande do Sul, quase 90% da indústria vinícola brasileira. Além disso, é a região com maior vinculação do Enoturismo, com iniciativas que associam a indústria do vinho ao Turismo.
Hoje e amanhã, dentro da Expo Bento, o seminário “Enoturismo: Oportunidades e Perspectivas de Desenvolvimento” está sendo promovido pelo MTur, com o objetivo de estimular os negócios da vitivinicultura por meio do Turismo, e ter o Enoturismo como foco de experiências para os turistas nacionais e internacionais.
O Ministério deseja criar um ambiente propício entre empresários, agentes do governo e especialistas do ramo para discutir os desafios, oportunidades e o alto potencial de desenvolvimento do segmento no país. O intuito incentivar a atividade turística nas vinícolas brasileiras Hoje foi dia de campo na Vinícola Don Giovanni, que mostrou o seu modelo de atuação.
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), atualmente 25% das vinícolas gaúchas oferecem alguma atividade ou produto ligada ao turismo. Entretanto, 42% têm planos de desenvolver algum atrativo para o turista até 2019. Em média, 15% da receita das vinícolas do Rio Grande do Sul é proveniente do Enoturismo, um resultado próximo da média mundial, que gira em torno dos 20%.
A proposta do MTur é que as vinícolas explorem o turismo através de outras atividades, além da produção de vinhos e espumantes, com roteiros de charme, hotéis boutique e gastronomia gourmet. Amanhã (14), o Diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, apresentará de forma técnica as linhas de crédito para os investidores do segmento.




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)