Na contramão da sua maior rival que anunciou a saída do mercado brasileiro para o final do primeiro trimestre próximo, a companhia de Dubai reafirma uma posição destacada junto ao mercado brasileiro trazendo o maior avião comercial do mundo para a rota diária em um dos voos entre São Paulo e Dubai.
O anuncio feito nesta segunda (16), coincide até no mês. O A380 vai substituir o atual Boeing 777-300 ER a partir do dia 26 de março. A data coincide com o último voo da Eithad Airways, entre São Paulo e Doha.
O primeiro voo do A380 para São Paulo partirá de Dubai no domingo, 26, com destino a Guarulhos, e retorna na madrugada do dia 28 para os Emirados Árabes. Com capacidade para 491 assentos em três classes, ele elevará a oferta na rota em quase 40%.
“O icônico A380 da Emirates é uma aeronave que continua a empolgar nossos clientes e a definir a referência de conforto em voos comerciais. Estamos ansiosos em oferecer a premiada experiência com o A380 da Emirates para nossos clientes e continuar contribuindo com o sucesso econômico do Brasil”, disse Hubert Frach, vice-presidente da Emirates em comunicado oficial da empresa.
A estreia oficial do A380 no Brasil vem após dois voos isolados realizados para São Paulo e Rio. Em novembro de 2015, um voo para Guarulhos, em uma ação de marketing, que envolvia a Fórmula Um. No ano passado, durante os Jogos Olímpicos do Rio, a Air France também colocou a imensa aeronave num único voo entre Paris e o Galeão.
O A380 no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo
São Paulo será a primeira cidade da América do Sul a receber regularmente o maior avião comercial do mundo. Deveria – e poderia – ter acontecido há alguns anos, quando o mercado brasileiro estava super aquecido no crescimento aéreo, especialmente para o exterior. Na época, porém, eram as condições de aeroporto que impediam.
Depois, quando o GRU Airport tornou-se adaptável, foi a situação econômica quem causou o recuo do projeto. Agora, parece ser o reequilíbrio de posições das companhias do Oriente Médio quem determinou esta viabilidade.
O GRU Airport estava em condições normais de operação para o A380 desde meados do ano passado, confirmavam executivos da concessionária. Mesmo assim, São Paulo chegou atrás de cidades como Joanesburgo e Cidade do México e destinos turísticos como as Ilhas Maurício e Abidjan, ambos na África, mas à frente de Moscou, para citar alguns destinos entre os países emergentes.
Atualmente, segundo a Airbus, fabricante da aeronave, os Estados Unidos (nove cidades) e a China (cinco) são os países com mais destinos operados pelo A380, seguidos da Austrália com quatro cidades. No entanto, é a cidade de Londres que impressiona por ter dois aeroportos com voos regulares do Airbus, Heathrow e Gatwick.
O quadrirreator A380 voou pela primeira vez em 2005 e sua uma estratégia ousada teve repercussões na aviação comercial. A procura pelo gigante, porém, nunca chegou perto do esperado, pouco mais de mil aviões e deles, 300 aeronaves foram realmente encomendadas. Quase a metade pela Emirates Airlines.
A empresa de Dubai tem o maior numero de aviões, embora a Singapore Airlines tenha sido a primeira operadora do A380 há quase dez anos (outubro de 2007). Agora, um A380 estará no Brasil diariamente a partir de março.
No aeroporto de Dubai, um terminal exclusivo para as operações do avião-gigante (fotos/Divulgação)