Uma proposta concreta no sentido de esforços conjuntos e continuos para que o Rio de Janeiro possa reagir e voltar a crescer como o principal destino atrativo de turismo do Brasil. Esta foi a colocação da Embratur a partir da portaria 82/2017 com a ação “Mais Rio, Mais Brasil”.
Esta identificação, que integra o programa “Brasil Mais Turismo”, define a participação do Rio de Janeiro em todas as ferramentas de promoção e apoio à comercialização organizadas pelo Instituto para os próximos cinco anos (2018 a 2022).
O Rio também terá presença nas feiras internacionais de turismo onde a Embratur participe, com isenção de pagamento de inscrições. Essa presença significa uma exposição potencial do Rio de Janeiro junto a um público estratégico estimado o em mais de 3,2 milhões de pessoas no período de 2018-2022.
Anunciado pelo presidente Vinicius Lummertz durante o seminário ‘Reage,Rio|’, promovido pelas Organizações Globo no Museu de Arte, o projeto veio juntar-se a outras ações programadas, como o calendário de múltiplos eventos proposto por Roberto Medina, presidente do ‘Rock in Rio’.
Um a cada três turistas estrangeiros que chegam ao Brasil visitam o Rio, com movimentação economica de R$ 3,5 bilhões. O turismo movimenta cerca de 200 mil empregos diretos e 600 mil indiretos ligados ao setor.
“O turismo é a saída que cidade do Rio de Janeiro tem em sustentabilidade econômica para se reerguer. Cartão postal do Brasil no exterior e principal porta de entrada no País, teve investimentos de R$ 30 bilhões para sediar os grandes eventos dos últimos anos. Existe a necessidade da mudança de mentalidade da sociedade para que a reação aconteça e o Rio possa ser um destino consolidado”, afirmou Vinicius Lummertz.
Para o presidente da Embratur, o destaque do Rio de Janeiro nas ações do IInstituto beneficiará os esforços de reposicionamento de imagem do destino, além de gerar oportunidades de negócios em prol do incremento no ingresso de turistas estrangeiros no País, com consequente geração de emprego e renda. “É preciso pressão da sociedade para que os políticos coloquem em suas plataformas o tema Turismo, que é o grande agente indutor da geração de empregos, em especial no Rio de janeiro”, disse.
Lummertz garantiu também que ainda este ano, será implementado o visto eletrônico para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.. “Fizemos a experiência de liberar o visto de entrada para os turistas desses quatro países e a experiência foi um sucesso. O fluxo realmente aumentou, agora vamos torná-lo permanente”,.
Durante dois dias de debates o 'Reage, Rio!' apresentou 50 sugestões principais para as áreas de segurança, mobilidade econômica, politicas públicas e turismo. Na atividade turística, pontos como. melhorar a segurança local e a percepção que os visitantes têm da cidade; promover o estado dentro e fora do país e ter um calendário de eventos, que garanta a presença dos visitantes além do Carnaval e do Reveillon, os dois principais na atração do turismo para o Rio.
'De janeiro a janeiro' é o nome do calendário anua l de eventos temáticos que terá moda, esporte e música, ao menos um grande evento por mes e complementares. O entretenimento será o principal convite para os turistas.