O relatório da ICCA – Associação Internacional de Congressos e Convenções – mostra que, das cidades brasileiras, São Paulo é a que mais recebe grandes eventos internacionais. No ano passado foram 62. O estado também é aquele que mais recebe turistas no panorama internacional, também pela própria capacidade operacional do GRU Airport o principal portão de entrada em voos do exterior. Dos mais de 6 milhões de turistas estrangeiros que estiveram no Brasil em 2016, cerca de 2,3 milhões vieram para São Paulo.
Motivos mais do que suficientes para tentar incrementar a força promocional da metrópole e sua força atrativa como destino de negócios, lazer e serviços. Foi por tal motivo que o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, anunciou uma campanha promocional para promover o destino São Paulo nos países vizinhos como a “grande capital cultural e gastronômica da América do Sul”.
Lummertz fez o anuncio durante a 6ª. edição do SEHGA (Sinergia Estratégica da Hotelaria, Governo e Academia para Desenvolver o Turismo do Estado de SP), evento organizado pela ABIH-SP.
“Temos em São Paulo eventos culturais de nível tão sofisticados quanto em Nova Iorque. O mesmo em relação à gastronomia. Por que não divulgar isso nos países como Argentina, Chile? Assim como nosso turista vai a esses países para seguir roteiros nessas áreas, podemos trazer mais gente de lá para curtir São Paulo”, comentou o presidente da Embratur.
“Os eventos incrementam a economia local e contribuem para o desenvolvimento de diversas cidades brasileiras. O melhor programa social que existe no mundo é a geração de empregos. E o turismo é fundamental nesse sentido”, assegurou.
A campanha já está na pauta da Embratur mas ainda sem data e duração previstas. Nos ultimos anos nao houve nenhuma campanha especifica promocional da cidade para o publico final no exterior, salvo a participação em feiras relacionadas com o setor.