Os pontos turísticos mais importantes da Europa estão impondo multas mais severas para comportamentos fora da normalidade, na conduta desordenada, atos de bêbados e vandalismo fora dos padrões. Em Corfu, na Grécia, os funcionários estão impondo toques de restrição na música alta e no consumo de bebida até altas horas noturnas em resposta ao grande número de jovens britânicos bêbados que descem sobre a ilha.
O problema não se manifesta apenas enquanto os britânicos também estão em solo estrangeiro. Companhias aéreas e aeroportos em todo o Reino Unido também estão lidando com um número cada vez maior de passageiros intoxicados.
No ano passado, 387 pessoas foram presas por comportamento resultante de estado alcoólico em vôos britânicos ou em aeroportos do Reino Unido, de acordo com o relatório Panorama divulgado pela BBC. O número mostra aumento de 50% em relação ao ano anterior.
Além disso, a Autoridade de Aviação Civil da Grã-Bretanha (CAA) informou que “incidentes perturbadores de passageiros” no Reino Unido aumentaram 600% entre 2012 e 2016. Muitas dessas incidências envolveram álcool.
A Ryanair enviou uma solicitação expressa aos aeroportos do Reino Unido que façam mais para “evitar o consumo excessivo de álcool, na sequência do aumento do comportamento perturbador dos passageiros que viajam de aeroportos britânicos”.
“É uma questão também de segurança”, disse Kenny Jacobs, diretor de marketing da Ryanair. “Este é um problema particular durante os atrasos nos vôos quando os aeroportos não aplicam um limite à venda de álcool em bares e restaurantes ao ar livre. Esta é uma questão que os aeroportos devem abordar e pedimos mudanças significativas para proibir a venda de álcool nos aeroportos, particularmente com vôos de manhã cedo e quando os vôos estão atrasados ”.
A Ryanair está pedindo a proibição da venda de álcool em bares e restaurantes antes das 10 horas. Além disso, a companhia aérea está pedindo o “uso obrigatório de cartões de embarque” para pessoas que adquirem bebidas alcoólicas em bares e restaurantes e limitando o número de bebidas compradas a dois por cartão de embarque.
Atualmente, a Jet2 é a única companhia aérea no Reino Unido que não vende álcool em vôos no período da manhã
A Ryanair também tomou uma série de medidas para o comportamento em seus vôos, proibindo que os clientes bebessem de suas próprias compras feitas no duty-free a bordo. E os clientes que voam nas rotas para destinos de Verão, como Alicante e Ibiza, na Espanha, não podem transportar álcool isento de impostos a bordo do avião.