O presidente da Real Academia de Gastronomia, Rafael Ansón, em sua mensagem comemorativa para o Dia da Tapa, indicou que a Espanh tem tudo para se consolidar como o principal destino no turismo gastronomico e que poderá chegar a 15 milhões de visitantes estrangeiros neste ano.
E com um detalhe significativo e economico: os turistas que visitam o pais levados pela qualidade e cultura gastronomica gastam 20% a mais.
Estes motivos dizem bem como o tema é importante para o turismo da Espanha, um dos mais efetivos no ranking internacional o que faz entender como foi significativo este dia, fosse em Roma, Bombaim, Buenos Aires, Dublin, Paris, ou São Paulo. Nestas metrópoles e em tantas outras de 32 paises, as tapas mereciam honra e comemoração.
O Escritório Espanhol de Turismo é associado convidado da BRAZTOA e a diretora executiva Monica Samia foi participar, na foto com Clara Irigoyen Sanchez e Juan Antonio Morales
O envolvimento do turismo, produtos da gastronomia espanhola, vinhos e cerveja, o feriado convidativo, publico participativo, local com facilidade maior de acesso, tudo colaborou para um movimentadíssimo ‘Dia das Tapas’ na capital paulista, na promoção da Embaixada e Consulado da Espanha e do Escritório de Turismo, com o evento no Unibes Cultural, região do Sumaré.
Gente do Turismo que esteve e curtiu bastante, Tiago Barbosa, da Flot Operadora e Gilberto Nogueira Braghetta, da Alternatur, agência de viagens e turismo
Convidados inicialmente – das 12 até 15 horas – e o publico em geral a seguir, puderam provar e saboreara culinária típica e expressiva que é um dos grandes atributos para tantos turistas visitarem a Espanha. ‘É um dos aspectos mais elogiados e lembrados para quem viaja até o nosso pais’, lembrou o diretor da Turespaña para o Brasil, Juan Antonio Ruiz Morales.
Foi a terceira comemoração em nome das tapas junto ao publico brasileiro. Acompanhando o ministro conselheiro Jose Manuel Pascual Garcia, que veio de Brasilia para prestigiar e participar do evento Morales mostrava-se visivelmente satisfeito ao final da tarde e inicio da noite com o sucesso deste primeiro dia que teve uma presença familiar destacada – houve uma programação muito voltada para as crianças.
Primeiro dia porque o evento continuará neste final de semana, até o domingo, com expectativa de bom publico. O Unibes Cultural é um espaço que tem muito a oferecer e a facilidade de sua localização, bem ao lado da estação Sumaré do metrô.
Coordenadoras do evento e sempre ativas com as promoções do turismo espanhol no relacionamento com a imprensa e mercado, Maria Elvira e Clara Irigoyen estendem o convite para a sexta, sábado e domingo.
E as tapas foram uma sugestão e tanto, para consumo e compras. Um ritmo que exigiu provar de quase tudo que estava disponível, entre os sanduiches de jamón, os embutidos,a paella com todos os seus ingredientes, boas bebidas, musica e apresentações culturais em um típico ambiente espanhol.
Muitas familias compareceram ao Unibes Cultural neste primeiro dia de programação e com o evento proporcionando às crianças inumeras atividades, entre brincadeiras e danças, o que também acontecerá no final de semana.
Em Madrid, a tapa oficial deste ano está na rota do IV Centenario da Plaza Mayor, centro da capital espanhola, onde o clube 'Amigos da Tapa' ganhou a inclusão nesta quarta da prefeita Manuela Carrnena.
Este foi o segundo ano que a Espanha comemorou em conjunto, no próprio pais e em vários outros, o 'Dia Mundial' da Tapa', promovendo e posicionando a identidade da cultura gastronomica.
O tema 2017 é 'Viagem ao Sabor da Espanha'