De 2018 até 2020 a Air Canada tem como meta uma margem EBITDAR(1) anual (ganhos antes de juros, taxas, depreciação, amortização, dano e aluguel de aeronave, como uma porcentagem da receita operacional) de 17% a 20%, e um retorno anual sobre o capital investido (ROIC) (1) de 13% a 16%. A Air Canada também está projetando um fluxo de caixa livre acumulado(1) de CAD$2.0 bilhões a CAD$3.0 bilhões acima do mesmo periodo, e uma taxa de endividamento(1) de 1.2 (medido pela dívida líquida ajustada em relação ao EBITDAR) até o final de 2020.
“Temos tido um progresso significativo na execução do nosso plano de negócio nos últimos anos, como foi apontado pela valorização, desde o início de 2009, em torno 3.000% do preço de nossas ações”, disse Calin Rovinescu, Presidente e CEO da Air Canada.
“À medida que a nossa estratégia de negócios continua evoluindo, expandimos as margens, aumentamos o lucro líquido ajustado e melhoramos o nosso retorno do capital investido. Fortalecemos o balanço e incrementamos nossa posição competitiva. Reduzimos signficativamente o perfil de risco global da empresa, gerenciando agressivamente nossa alavancagem financeira e transformando de forma eficiente nossos planos de pensão, que sairam de um grande déficit para o superávit. Também flexibilizamos a nossa frota, a qual nos permite reagir efetivamente a diferentes ambientes econômicos e a aproveitar melhor as oportunidades.
“Tendo alcançado tudo isso, agora estamos prontos para o próximo nível, focando em objetivos mais ambiciosos com base neste momento positivo, que reflete a confiança em nosso plano estratégico. O sucesso da estratégia de negócio é centrada em quatros prioridades principais, os quais permanecem as mesmas: alavancar nossa rede internacional, reduzir custos e aumentar receitas, envolvendo os clientes e promovendo uma cultura positiva dentro de nossa força de trabalho.
“Vemos muitas oportunidades à frente, incluindo a introdução de aeronaves de longo alcance mais eficientes na frota principal, melhorando os benefícios do acordo de compra de capacidade da Jazz e o lançamento do nosso próprio programa de fidelidade em 2020. Em relação a isso, estamos dando início a um Request for Proposal (RFP) para um parceiro de cartão de crédito; vamos convidar as principais instituições financeiras para participar.
Esperamos que o valor líquido do programa de fidelidade varie entre CAD$ 2.0 bilhões e CAD$ 2,5 bilhões em um período de 15 anos. Antecipamos a obtenção de benefícios de nossos investimentos em novas tecnologias, incluindo um novo sistema de serviços de passageiros que está programado para ser implantado em 2019. Também continuamos a investir em ferramentas e treinamentos para que nossos funcionários possam estar cada vez mais aptos a atender os nossos clientes,”concluiu Rovinescu.