Houve queda neste ano na venda de pacotes turísticos para Fortaleza e o litoral, no ranking da operadora passou de segundo para o quarto lugar, mas a partir do dia 15 de dezembro até o final do Carnaval, a demanda turística no Ceará deverá aumentar em torno de 20. A projeção foi feita pelo do presidente do Conselho de Administração da CVC Viagens, Guilherme Paulus, convidado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-CE) para uma palestra sobre“Empreendedorismo – Cases de Sucesso CVC e GJP Hotéis”, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
Nos ultimos tempos e eventos, o estado paralisou ações mais intensas de divulgação e modo cativo junto aos turistas. Para Guilherme, a publicidade é imprescindível não só para o Ceará, como para todo o País. “Só é visto quem aparece e graças a Deus o turismo entrou no gosto do brasileiro”, afirmou, ressaltando que com a alta do dólar, há uma tendência de aumento do fluxo interno de turistas.
Segundo ele, o Ceará conta hoje com uma média de chegada anual de 20.500 turistas, pouco para um destino que tem pontos turísticos destacados, como a Praia de Jericoacoara, o Beach Park e a Praia do Cumbuco, além da própria Fortaleza.
As razões desta queda no destino Ceará estariam fortemente ligados a problemas burocráticos no processo de licitação para escolha da empresa responsável pela publicidade do Ceará. Segundo Arialdo Pinho, secretário estadual de turismo, a licitação pela Casa Civil deve ser realizada em até 10 dias. “Creio que semana que vem isso esteja resolvido”, adianta.
Além de falta de divulgação, Paulus aponta o corte nos voos como fator prejudicial. Ele está timista com a alta temporada e defende uma integração dos diversos setores ligados ao turismo. “É importante a união de todos, hotéis, bares, restaurantes e empresas de receptivo”.