No próximo dia 24 será inaugurado o tão esperado aeroporto da região de Jericoacara, no oeste do litoral cearense. A primeira operação de voo fretado será através da CVC Viagens em uma iniciativa que conta com o apoio de empresários da hotelaria local, restaurantes e comunidade, juntamente com o governo do estado.
A partir de agora, começando junho, a CVC inicia a venda de pacotes de viagens para Jeri. Uma novidade que chega para as 1.100 lojas franqueadas da CVC e 6.500 agências parceiras da operadora no Brasil, pois foram concluidas as obras e a autorização para o início das operações do Aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara (JJD) .
A inauguração oficial está marcada para o próximo dia 24 de junho (sábado), com a chegada de seu primeiro voo fretado de São Paulo para Jeri. A CVC e a GOL estrearão a pista de 2,2 mil metros de extensão com o primeiro voo fretado, desembarcando direto no vilarejo, mais exatamente no município de Cruz, a 10 km do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara e a 18 km de Jijoca, onde se concentra a Vila Turística.
O voo inaugural faz parte da programação CVC para Jeri, que terá saídas semanais da capital paulista, sempre aos sábados e em horário matutino, partindo às 10h30 do Aeroporto de Congonhas, e pousando às 14h em Jericoacoara, com 100% de seus 177 lugares reservados para clientes da operadora. No retorno, o voo partirá sempre às 14h38, também aos sábados, chegando em SP/Congonhas às 18h10.
O aeroporto vai encurtar a viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais 6 horas (percorridos em veículos 4×4, ônibus e “jardineiras”) para apenas 3h30 (em voo direto a partir de SP).
Além de facilitar o acesso aos turistas agora em voo direto, a CVC também vai inaugurar, no dia 24 de junho, uma Loja CVC de Apoio ao passageiro no aeroporto e uma Loja de Informações Turísticas no vilarejo, ambos para atendimento exclusivo aos seus clientes. Pela importância estratégica que o destino passa a ter no portfólio de produtos da companhia, a CVC terá ainda um Supervisor de Atendimento em Jericoacoara, Bruno Caminha, já atuando no atendimento in loco aos clientes e parceiros comerciais do vilarejo.
Claiton Armelin, Diretor Geral de Produtos Nacionais da CVC, explica que “a iniciativa é mais uma grande conquista para todo o trade turístico do Ceará, que agora poderá ampliar o desenvolvimento da economia regional, especialmente tendo por base um destino tão emblemático como Jericoacara, com sua fama internacional e um dos mais desejados pelo publico brasileiro em busca de férias, lazer e Natureza”.
A CVC já vem operando o destino de Jericoacoara há pelo menos 15 anos, porém o vilarejo sempre foi conectado pela operadora por meio de traslados terrestres e combinando a hospedagem em Fortaleza.
Os pacotes de 8 dias da CVC para Jericoacoara custam a partir de R$ 1.598 por pessoa (ou 10x de R$ 159,80 mensais) e incluem passagens aéreas em voos diretos (SP/JERI/SP) e 7 noites com café da manhã. São pelo menos 5 opções de pousadas e hotéis à escolha do cliente, para viagens em família ou lua de mel, entre elas: Pousada do Norte, Hotel Jeri e a luxuosa Essenza, com suas varandas emblemáticas com piscinas privativas.
Atualmente, o Ceará é o 3º Estado do Brasil mais visitado por clientes da CVC, atrás somente de Bahia e Alagoas, considerando dados do 1º trimestre de 2017. E a campanha que a operadora e o governo do Ceará lançarão neste segundo semestre dará um considerável reforço para o destino como um todo.
No ano passado, 286 mil turistas desembarcaram com a CVC no Ceará, ou seja, quase 800 turistas chegam todo dia com a CVC, pela porta de Fortaleza. Deste montante, 11 mil esticaram a visita com a CVC pelo Estado e permaneceram em Jericoacoara em média por 3.8 dias, em 2016, um aumento de 36% se comparado com 2015.
O Aeroporto Internacional de Jericoacoara tem a segunda maior pista do Estado e capacidade para até 1,2 mil voos por ano, sendo 3 comerciais por dia. Em julho deverá passar a receber voos regulares da Azul. Além do turismo, o aeroporto deve servir também de escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente para exportação de flores e frutas para a Europa, além do pescado da região de Camociim. No turismo será mais um ponto de entrada para o conjunto para acesso aos caminhos de aventura com a região + o Piaui e o Maranhão na 'Rota das Emoções'.