O primeiro dia de julho, sexta passada, marcou o inicio da nova rota da Copa Airlines para a Argentina, com os voos diretos desde o Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, para a cidade de Rosário, sede de uma das regiões mais importantes do país, reconhecida por sua riqueza turística, industrial e agropecuária, com o Triângulo Agrário.
Rosário, a terceira maior cidade da Argentina, está na Província de Santa Fé, e é reconhecida como o Berço da Bandeira Argentina, por contar com o Monumento Nacional da Bandeira (foto), local em que foi hasteada pela primeira vez às margens do Rio Paraná. A cidade também viu crescer grandes nomes nacionais como Lionel Messi, o revolucionário líder político latino-americano Ernesto Che Guevara e o pintor Antonio Berni.
Entre as atrações turísticas da região, passeios guiados por excursões no Rio Paraná, espaços verdes, gastronomia, arte, arquitetura e cultura, entre outras atividades
Os voos interligarão Rosário, que tem Leonel Messi como seu filho mais famoso, à ampla rede de destinos da Copa, que abrange 76 cidades em 31 países na América do Norte, Central, do Sul e do Caribe, além da rede Star Alliance
“Para a Copa Airlines, é motivo de grande orgulho iniciar operações para Rosário e esta importante região da Argentina, país que servimos há mais de 16 anos”, comentou Pedro Heilbron, presidente executivo da empresa. “Atualmente, a partir do Centro de Conexões das Américas, no Panamá, voamos para um total de 76 destinos em 31 países da América do Norte, Central, do Sul e do Caribe, oferecendo a melhor conectividade no continente americano, agora incluindo o serviço para Rosário”, acrescentou.
Para o Ministro do Transporte da Argentina, Guillermo Dietrich, “isto faz parte de uma nova era na aviação de nosso país. Queremos que todo o setor cresça para que os argentinos tenham mais opções na hora de viajar e que o transporte aéreo comercial seja realmente federal, sem ter que passar por Buenos Aires. Esta nova rota implica uma nova porta de entrada e de saída para o exterior o que trará grandes oportunidades de desenvolvimento para a região”.
Rosário uma cidade de enorme paixão por futebol teve homenagem da Copa no primeiro voo, com um Boeing 737-800 Premium, exibindo os escudos dos dois times da cidade, o Rosário Central e o Newell´s Old Boys. A aeronave voará pelos céus das Américas com as insígnias de ambos os clubes, com a frase Conectados por uma paixão e a nova marca da cidade, criada pelo estúdio de Ronald Shakespear “Rosário=Futebol”, para promover a convivência e o respeito.
Convidados especiais do voo inaugural: Gustavo Esusy, gerente regional da Copa Airlines para a América do Sul; Miguel Del Sel, Embaixador da Argentina no Panamá; Dionísio de Gracia, Embaixador do Panamá na Argentina; Edwin García Garcia, vice-presidente de serviços aeroportuários da Copa Airlines; Hector “Pichi” De Benedectis, secretário de Turismo da cidade de Rosário; Martin Bulos, secretário de Turismo da Província de Santa Fé; e Emerson Sanglard, gerente de marketing da Copa Airlines para a América do Sul
O voo CM 805 começa com quatro frequências semanais, aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, saindo às 15h22 do Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, e chegando às 12h09 ao Aeroporto Internacional de Rosário Islas Malvinas. Já o voo de regresso, CM 806, partirá às segundas, terças, quintas-feiras e aos sábados, à 1h20, chegando na Cidade do Panamá às 6h28.