A Copa Airlines iniciou oficialmente as obras do seu novo centro de manutenção técnica especializada. A previsão é que o moderno complexo entre em operação no 2o semestre de 2018.
Com a construção, a companhia aérea panamenha reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento, não apenas do seu país mas com a acessibilidade e conexões entre culturas e países, gerando mais oportunidades de emprego e fortalecendo a indústria aérea da região.
Na ocasião, Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines, fez questão de fazer um pronuncimento:
“É motivo de grande orgulho anunciar a construção de um moderno hangar de manutenção, uma vez que implica em um passo importante para fortalecer a nossa liderança na região, mas ao mesmo tempo melhorar nosso serviço de classe mundial e promover o desenvolvimento da indústria da aviação nacional, elevando os padrões de manutenção e engenharia aérea e oferecendo mais empregos no país. Além disso, é peça fundamental para aproveitar de forma eficiente as oportunidades que se abrem com o novo Terminal no Aeroporto Internacional de Tocumen e a entrega da encomenda de 67 novos Boeing 737 MAX, que começará a chegar ao longo de 2018”.
Orçada em mais de US$ 15 milhões, o novo Centro de Manutenção, com 92m de largura e 22,5m de altura terá a capacidade para realizar revisões em mais de 3 aeronaves da frota da Copa Airlines, como Boeing 737 e Embraer 190, simultaneamente. Além disso cumpre as regulamentações e normas da Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos e da Aeronáutica Civil do Panamá (AAC).
Serão 10.300m2 incluindo 1 área especial para hangar e oficinas com 5.900 metros quadrados + armazém de peças de reposição com 2.400m2 + espaços abertos e de circulação com 1.700m2.
O design moderno, ambientalmente amigável, também permitirá o melhor aproveitamento da luz do dia, pois contará com sistemas de iluminação que contribuirão para a economia de energia, reduzindo o impacto ambiental das operações diárias.
Entre os serviços que serão oferecidos, além de manutenção das aeronaves, a Copa Airlines poderá fortalecer e ampliar trabalhos-chave como manutenção da luz, instalação de aletas winglets, substituição de trens de pouso, pintura de aeronaves, entre outros trabalhos técnicos especializados.
A Copa Airlines espera que o novo centro de manutenção também fortaleça o serviço de classe mundial pelo qual a companhia aérea é reconhecida na indústria – conservando os níveis de cumprimento e pontualidade que a tornaram merecedora, pelo quarto ano consecutivo, do reconhecimento como “A companhia mais pontual da América Latina”, concedido pela FlightStats; e pelo segundo ano consecutivo como “A segunda companhia aérea mais pontual do mundo”, conferido pela Official Airlines Guide.