Imagem meramente ilustrativa (Foto: Divulgação)
Sede da LG e da Samsung, a Coréia do Sul está entre os mais tecnológicos países do mundo. Pois será no principal aeroporto internacional do país que a LG vai testar o 1o robô criado para ajudar os viajantes que circulam pelo local.
Batizado com o nome de Troika, o robô é do tamanho de um jovem adolescente, segundo descrição da própria LG.
Ele se auto-conduz e possui uma tela na parte central do seu corpo mecânico que lembra uma tela gigante de um smartphone. Através desta tela ele mostrará uma série de informações aos passageiros = como chegar ao portão de embarque + condições do tempo em qualquer lugar do mundo + horários dos voos + onde encontrar determinado tipo de loja, de serviço ou de restaurante. Se o passageiro tiver dúvidas de como prosseguir, poderá ser escoltado pelo robozinho.
A tela é seu meio principal de comunicação mas o robô irá interagir com os humanos também através do seu rosto. A face do robô poderá mostrar olhinhos, informações que aparecerão piscando, ou até mesmo um sorriso literalmente iluminado.
A ideia é aumentar o serviço, colocando no aeroporto robôs de limpeza, que transportem cargas, e até robôs que purifiquem o ar.
Tudo muito futurista, é verdade, mas como ficam os trabalhadores humanos nesta história?
Segundo a Incheon International Airport Corp., empresa que administra o aeroporto, a ideia é que os robôs não substituam, apenas ajudem o staff humano, principalmente nos turnos da noite ou em tarefas que exijam um maior esforço físico.
A implantação dos robôs na Coréia do Sul é um teste para as Olimpíadas de Inverno de 2018, que acontecerão em PyeongChang.