O ano de 2017 será o oficial de celebração do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e a OMT está elaborando o plano de trabalho para sua aplicação mundial. Neste sentido, o Conselho Executivo da entidade reúne-se a partir de segunda (dia 9), na cidade espanhola de Málaga, em reunião que contará com a representação de mais de 50 países.
A reunião do Conselho tem alta importância e significado. 2017 já é declarado como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e a OMT pretende avançar em sua Agenda 2030 para a vinculação do Turismo aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados pela ONU.
O encontro em Mála contará com 250 participantes representando mais de meia centena de países, além de 10 ministros de turismo.
Em outro aspecto, também colocarão em análise o primeiro protótiplo de turismo enológico que foi desenvolvimento junto ao Fórum de Renomadas Marcas Espanholas em cinco vinícolas. Este modelo pretende reforçar o turismo enológico na Espanha e servir como exemplo para outros países.
O Conselho Executivo é o comitê de direcionamento da OMT, responsável por assegurar que a organização realize o seu programa de trabalho. Tem pelo menos duas reniões anuais e em sua titularidade conta com 30 membros eleitos pela Assembléia Geral.
Como país que tem a sede da OMT (em Madrid), a Espanha ocupa um posto permanente. Representantes dos Membros Associados e Afiliados participam das reuniões do Conselho na qualidade de observadores.
Málaga, de forte tradição e muitos atrativos, recebe o evento do Conselho Executivo da OMT
Málaga também vai sediar no período desta 130ª. reunião do Conselho da OMT, os Jogos Esportivos das Nações Unidas, com provas em várias modalidades – atletismo, futebol e badminton – reunindo funcionários das agências, fundos e programas da organização mundial que trabalham nos mais distintos continentes.
Uma curiosidade em contraponto ao encontro com pauta sustentável. A cidade de Málaga, na região da costa sul Mediterrânea, completa neste domingo um de seus mais famosos festivais gastronomicos. Dentro dele, a agitação de maior repercussão foi o maior salsichão do mundo, sanduiche que teve a utilização de 500 quilos de carne em sua elaboração de 255 metros e peso de 575 quilos.
Já o festival de gastronomia, super concorrido, apresentou também como destaque a elaboração de pratos por jovens e crianças, acompanhados por cozinheiros famosos.