A indústria do turismo já se prepara para ser o centro das atenções durante a Conferência Mundial sobre Alianças para o Emprego e o Crescimento Sustentável através do Turismo, promovida pela Organização Mundial de Turismo, o Governo da Jamaica e o Banco Mundial, que será realizada em Montego Bay, no seu centro de convenções, de 27 a 29 de novembro.
O Ministro de Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett apresentou o que está sendo programado para o evento durante uma conferência de imprensa realizada no Consulado Geral da Jamaica em Nova York, quando destacou como o Caribe poderá tornar essa indústria mais vantajosa.
“O programa do evento, apesar de sua natureza global, é extremamente significativo para o Caribe. E, portanto, nós sentimos que deveríamos incorporar à pauta algo específico sobre a região e alguns outros assuntos que nos afetam diretamente. O programa vai acontecer no primeiro dia da conferência, no dia 27 de novembro”, informou o ministro.
O foco do turismo regional na sessão de abertura recebeu apoio do Secretário Geral Hugh Riley da Organização de Turismo do Caribe (CTO) e de Matt Cooper da Associação de Hotéis e Turismo do Caribe (CHTA)
Edmund Bartlett, Ministro de Turismo da Jamaica; Trudy Deans, Cônsul Geral da Jamaica; Paul Pennicook, Diretor de Turismo, na conferência realizada em Nova York. Em pé, John Lynch, Presidente do Escritório de Turismo da Jamaica; Matt Cooper, Diretor de Marketing da Associação de Hotéis e Turismo do Caribe e Hugh Riley Secretário Geral da Organização de Turismo do Caribe (foto/divulgação)
O Ministro Bartlett deixou claro que o turismo é o maior gerador de troca entre 16 dos 28 países localizados no Caribe e o setor que mais recebe investimentos diretos de estrangeiros. Ele também informou que a região tem a maior proporção no total de empregados e porcentagem do PIB derivados do turismo do que qualquer outra região em todo o mundo.
Ainda de acordo com o ministro “estimamos que um em cada quatro pessoas esteja empregada em alguma atividade relacionada ao turismo e o setor já é o responsável por 41% de todas as exportações e serviços em todo o caribe, além de responder por 31% de todo o produto interno bruto da Jamaica.”.
Em adição a isto, o Ministro Bartlett indicou que com o aspecto global da conferência, os organizadores decidiram incluir um número de temas sobre o Caribe na pauta dos Trabalhos – o que cobrirá, ao mesmo tempo, o turismo e a sustentabilidade, e onde os riscos, ameaças e desafios serão discutidos; com o fortalecimento do capital humano e das tendências; as ligações de valor na cadeia do turismo, além de tecnologia e da inovação.
Um dos resultados chave esperados desta conferência global seria a Declaração de Montego Bay “que até o fim da conferência será feita com a compilação dos dados. A partir daí, começará a fluir um plano de ação para os destinos de turismo que deverá ser seguido, além da publicação de um segundo volume do Relatório Global de Parcerias Públicas e Privadas da OMT.”
O Ministério do Turismo também anunciou que a Conferência será utilizada para um tributo ao atual Secretário Geral Talb Rifai, que estará chegando ao fim. “Será um adeus mais emotivo e “irie”, informou Bartlett já que o executivo jordaniano estará deixando o posto em dezembro.
Outro ponto importante da conferência será a apresentação do prêmio Caribbean Legends Awards – o primeiro do gênero, criado a partir do esforço colaborativo envolvendo o Ministério do Turismo da Jamaica, o CTO, o CHTA e o apoio da OMT. Esses prêmios, com categorias envolvendo Terra, Céu e Mar, serão concedidos a pessoas que vem trilhando uma trajetória admirável e deixaram sua marca na indústria do turismo, não apenas no regional, mas em nível global – e com isso elevaram a marca “Caribe” a um novo patamar.