Em dezembro de 2015 a Assembleia Geral da ONU declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, e o desenvolvimento desta ação colocou a OMT como responsável pela liderança de sua celebração.
A entidade do turismo mundial preparou e vem realizando um amplo programa onde, entre os objetivos, muitas atividades vem sendo realizadas entre eventos e ações diretas, contando com o apoio direto dos mais de 60 patrocinadores e associados, outros organismos e meios de difusão.
Oito dos 14 eventos oficiais do ano já foram realizados dentro do calendário da OMT. Nos ultimos meses, dez Embaixadores Especiais foram designados. Entre elas está a presidente de Malta, Marie Louise Preca, e sua nomeação foi coincidiu com a apresentação da Fundação do Turismo do Mediterrâneo.
Praias, costas, ihas, montanhas, rios e lagos são espaços naturais e destinos turísticos com rica biodiversidade. Em estreita colaboração com a OMT, o Convênio sobre a Diversidade Biológica está realizando atividades para garantir que este será um assunto capital no turismo sustentável
Outras iniciativas destacadas neste levantamento mostram que a plataforma eBatuta criou um ponto de encontro entre os viajantes que podem localizar facilmente lugares onde é possível a compra de artesanato e tipo de artesanato.
A Espanha já instituiu selos comemorativos ao Ano Internacional. São 13,2 milhões de cópias
O Ecobarco, também designado Peace Boat (barco da Paz), tem a intenção de desenvolvimento sócio-economico em cruzeiros que possibilitem aprofundar a compreenção mutua com o uso de energia renovável
A AdventureNEXT Near East, na Jordânia, está dedicada a fomentar novas alianças para os profissionais do turismo na região do Oriente Médio, no conhecimento do lado aventureiro de uma área de ricas tradições .
Em Bali, busca-se uma redução da entrada de água marinha nos aquíferos de água doce. É o programa de proteção contra a excessiva extração de recursos hídricos. A contaminação potável vem crescendo a um ritmo alarmante devido ao uso excessivo de produtos químicos na agricultura.
O Programa de Bali para Proteger a Agua propõe fortalecer os recursos hídricos e as boas práticas do turismo com três projetos que vão das ações de adoção a poços e rios + a conscientização e divulgação do problema.